CES 2026: MediaTek Filogic 8000 é nova família de chips que promete iniciar era do Wi-Fi 8

há 5 dias 6

Participando da CES 2026, a MediaTek apresentou a família de chipsets de rede Filogic 8000, primeira da gigante a focar no Wi-Fi 8. Com poucos detalhes técnicos confirmados, considerando que o novo protocolo de conexão segue em desenvolvimento, as soluções que equiparão roteadores, smartphones, tablets e notebooks estão sendo demonstradas na feira, e serão disponibilizadas a fabricantes ainda neste ano.

 Qualcomm lan?a Snapdragon X2 Plus e promete turbinar notebooks acess?veis

Feiras e eventos 05 Jan

 Qualcomm lan?a chip Dragonwing IQ10 para rob?s, discute compra da Arduino e mais

Tech 05 Jan

Conforme destaca a gigante, o foco das plataformas seguirá os pilares do Wi-Fi 8 (também conhecido como 802.11bn, e integrante do que está sendo chamado de geração "Ultra High Reliability", ou Confiabilidade Ultra-Alta em tradução livre) ao priorizar estabilidade em vez de entregar ganhos grandes de velocidade.

Com isso, quatro principais características são destacadas pela MediaTek, começando pela coordenação de multipontos de acesso (Multi-AP Coordination). Por meio dela, roteadores farão uso das tecnologias Coordinated Beamforming (Co-BF), Coordinated Spatial Reuse (Co-SR), e Multi-AP Scheduling (MAP) para conversarem entre si e impedirem interferências uns dos outros de forma inteligente.

MediaTek pioneers the #WiFi8 ecosystem at #CES26 with the introduction of the MediaTek Filogic 8000 family that will deliver ultra-high reliability across gateways, client solutions, & will enhance a broad set of AI-driven products & applications. Read: https://t.co/DyrXfHgZCF pic.twitter.com/wJigDvSIZh

— MediaTek (@MediaTek) January 5, 2026

Outro aspecto semelhante é o conceito de coexistência e eficiência de espectro, pelo qual as tecnologias Dynamic Subband Operation (DSO) Non-Primary Channel Access (NPCA) e In-Device Coexistence (IDC) adequarão melhor o uso do espectro do Wi-Fi, especialmente em locais em que haja muitos dispositivos conectados.

Como não podia deixar de ser, a Inteligência Artificial fará parte do Wi-Fi 8 operando nos outros dois elementos do padrão: alcance aprimorado e otimizações de latência e confiabilidade, que buscarão reduzir atrasos para atender a usos como Realidade Estendida (XR), games na nuvem e automação industrial.

Mesmo que a nova rede esteja prevista para estrear oficialmente apenas em 2028, os chips Filogic 8000 já estão previstos para chegar às fabricantes de dispositivos antes do fim de 2026 — situação similar ocorreu com o Wi-Fi 7, em que os primeiros aparelhos compatíveis saíram antes mesmo de 2023, enquanto o protocolo finalizado foi ao ar em 2024.

Por falar nas fabricantes, podemos ter uma ideia de algumas das marcas parceiras da MediaTek a partir das declarações presentes no anúncio, que incluem executivos de gigantes como Acer, ASUS e HP. Mais informações devem ser compartilhadas nos próximos meses.


Ler artigo completo