Anatel e profissionais brasileiros são reconhecidos em prêmio internacional

há 1 mês 22

Prêmio Conecta Latam 2025 - vencedores e finalistas

O evento Conecta Latam anunciou em 3 de dezembro, na Cidade do Panamá, os vencedores do prêmio “Conecta Latam Awards 2025”, que registrou 300 propostas inscritas e mais de 7 mil votos únicos. A premiação destacou iniciativas e profissionais de telecomunicações da América Latina, América Central e Caribe. Anatel e brasileiro figuram entre os finalistas e reconhecimentos.

Na categoria Profesional de Telecomunicaciones del Año – Feminino, Cristiana Camarate, conselheira substituta da Anatel, conquistou o 3º lugar. Já na categoria masculina, o empresário Cristiano Santana, fundador da Zaaz Telecom, recebeu também o 3º lugar. Os vencedores gerais foram Rocio Lorenzo, da Cable & Wireless, e Enrique Coulembier Picchi, da Mundo (Chile).

A cerimônia de entrega dos troféus teve como anfitrião Leon Williams, embaixador da Comunidade das Bahamas junto à UIT. O evento contou ainda com um comitê de jurados composto por especialistas que avaliaram as propostas apresentadas na edição.

A premiação distribuiu troféus em 12 categorias, incluindo transformação digital, inovação em redes, regulação, impacto social, segurança, IA e serviços residenciais. Na categoria Regulador de Telecomunicaciones del Año, o vencedor foi a Sutel, pelo projeto “SUTEL se consolida como regulador experto en subastas de espectro”.

Prêmio a empresas brasileiras

Entre as empresas latino-americanas reconhecidas, destacaram-se Movistar Peru, com o projeto “La Nueva Red Movistar”; imowi, como operador inovador; a brasileira Globo, em inovação 5G para produção de conteúdo; e Entel e AT&T México, que dividiram o prêmio de iniciativa social.

Outras organizações daqui do Brasil também apareceram na categoria de inteligência artificial. Algar venceu com “Sales Copilot”, enquanto Claro Brasil recebeu o prêmio pelo projeto “IA em Redes Sociais”.

Outros destaques do prêmio Conecta Latam deste ano incluem CNT Ecuador com projeto de segurança; Securelink na categoria B2C; Personal Flow Paraguay em B2B; Tigo Colombia em serviços para o lar; e Telecable Costa Rica como melhor ISP. (Com assessoria de imprensa)

Ler artigo completo