
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) e a Conexis Brasil Digital divulgaram nesta terça-feira, 2 de dezembro, suas avaliações iniciais sobre a decisão da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que aprovou o novo regulamento de compartilhamento de postes.
Em posicionamento enviado ao Tele.Síntese, a Conexis afirmou que “reconhece a importância do diálogo entre os diversos agentes em busca de uma solução para o compartilhamento de postes”. A entidade destacou que a resolução aprovada contempla pontos considerados relevantes pelo setor, “como o posteiro não pertencer a grupo de telecom”.
A Conexis acrescentou que o setor seguirá atuando na próxima fase, a ser discutida com a Anatel. Segundo a entidade, “a Conexis e o setor de telecom reafirmam o seu interesse, em especial na etapa que virá junto à Anatel, em busca de uma solução equilibrada para o compartilhamento de postes, principalmente para endereçar questões como o subsídio cruzado entre os setores e o direcionamento dos custos de reordenamento para o setor de telecom”.
Abrint vê divergências entre reguladores
A Abrint também divulgou posicionamento preliminar. A entidade informou que ainda está examinando a decisão aprovada pela Aneel e observou que há diferenças relevantes entre os entendimentos apresentados pelas duas agências federais envolvidas no tema.
Segundo a associação, “a ABRINT informa que está avaliando os diversos aspectos da decisão tomada hoje pela ANEEL sobre o regulamento de compartilhamento de postes. Considerando que o voto diverge da posição apresentada pela ANATEL, o tema ainda será analisado de forma aprofundada pelo setor de telecomunicações”.
A Abrint reforçou que tem atuado de forma coordenada com outras entidades representativas e que a intenção é consolidar um posicionamento conjunto. Conforme o comunicado, “a intenção é construir uma manifestação única e propositiva sobre o tema. O objetivo é contribuir para um caminho que seja equilibrado e benéfico para todos os envolvidos, reconhecendo os pontos positivos da proposta e indicando aqueles que, na visão do setor, ainda precisam evoluir”.
.png)



English (US) ·
Portuguese (BR) ·