EllaLink amplia presença no data center da Telxius em Fortaleza

há 1 mês 15

Mapa Ellalink

A EllaLink anunciou hoje, 28 de novembro, a ampliação de sua presença no data center da Telxius em Fortaleza, com expansão de espaço físico e capacidade de energia para atender ao aumento da demanda de tráfego no Brasil e na América Latina. A infraestrutura da EllaLink está instalada no local em regime de acesso aberto. O objetivo, diz, é prover novas capacidades para suportar desenvolvimentos no Norte.

O movimento reforça o papel da operadora como ponto crítico de interconexão no corredor Atlântico-Sul, rota que liga diretamente Portugal ao Brasil e inclui ainda Madeira, Marrocos e Cabo Verde. A empresa mantém em construção extensões para a Guiana Francesa e a Mauritânia, previstas para ampliar a atuação em mercados da América Latina e da África.

Expansão em Fortaleza acompanha demanda de rotas transatlânticas

Segundo a EllaLink, a ampliação em Fortaleza é motivada pelo crescimento do tráfego internacional e pela necessidade de rotas de alta capacidade e baixa latência entre Brasil, Europa e África. “Esta expansão é um passo decisivo para a EllaLink à medida que atendemos à crescente demanda por conectividade direta e de alta capacidade na região”, afirmou Diego Matas, COO da empresa. Ele destacou que Fortaleza funciona como porta de entrada digital para o Brasil e que a parceria com a Telxius mantém a oferta de conectividade direta para projetos em execução na Guiana Francesa, África Ocidental e norte do Brasil.

Fortaleza concentra hoje mais de 16 sistemas de cabos submarinos, tornando-se o maior hub das Américas. A partir dessa estrutura, a EllaLink entrega conectividade para os principais polos brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e a própria capital cearense, além de ligações diretas com Europa e África e futura extensão para o Caribe via Cayenne.

Telxius amplia capacidades em landing services no Brasil

A Telxius opera o data center onde a EllaLink mantém sua infraestrutura e fornece serviços de Landing Services, que incluem planejamento, construção, manutenção e operação de estações de amarração de cabos. A empresa administra 26 estações de amarração e data centers globalmente.

“Aumentamos a capacidade para acompanhar a demanda no cabo EllaLink”, afirmou Rafael Arranz, COO da Telxius. Ele acrescentou que a empresa segue investindo em infraestrutura em locais estratégicos como Virginia Beach (EUA), Derio (Espanha), Valparaíso (Chile), Lurín (Peru), Cancún (México), Rio de Janeiro e Salvador.

O sistema EllaLink soma atualmente 6.600 km de extensão e oferece capacidade de 100 Tbps na rota Brasil–Europa. Com as novas extensões para Cayenne e Nouadhibou, previstas para entrar em operação até o fim de 2026, a rede deve se aproximar de 10 mil km de cabos submarinos. (Com assessoria de imprensa)

Ler artigo completo