Lenovo Idea Tab: tablet com capa teclado e Modo PC para experiência completa | Análise / Review

há 5 dias 8

A Lenovo trouxe ao Brasil o Idea Tab com o objetivo de atender aos usuários que buscam combinar produtividade, estudos e entretenimento em um único tablet.

E para entender o que ele oferece de destaque aos consumidores, o TudoCelular testou o produto nas últimas semanas e mostra em detalhes nesta análise.

Design e constru??o

Na parte visual, o Idea Tab pode ser considerado um refinamento do que a Lenovo já faz no segmento. Este dispositivo conta com uma construção feita de alumínio na cor Lunar Grey, com um bloco retangular saltado para abrigar a câmera principal, inserido em uma faixa mais clara na traseira.

O tablet entrega certificação IP52 para proteção simples contra poeira e respingos d’água. No geral, ele transmite uma sensação agradável de durabilidade e sofisticação, algo raro nesta faixa de preço.

Você vai encontrar nele uma espessura de apenas 6,99 mm e um peso de 480 gramas. Esses números aliados às bordas levemente arredondadas tornam o conjunto equilibrado o suficiente para você segurar com uma mão sem sofrer com desconforto.

A posição da câmera frontal indica uma preferência de uso no sentido paisagem, ou seja, com o aparelho na horizontal. Ao considerar esse aspecto, encontramos na porção superior o slot para cartão microSD e os botões de volume, enquanto a tecla de energia aparece na lateral esquerda. Já o lado direito abriga a porta USB-C e o conector de áudio.

Na porção inferior, estão os pinos magnéticos para se conectar à capa teclado que já vem na caixa. O acessório fornece padrão ABNT2, só que dispensa um touchpad integrado. Faltou apenas um leitor biométrico neste modelo. A embalagem ainda contém uma caneta stylus, o cabo USB, o extrator da gaveta do cartão de memória, o adaptador de tomada e o manual de usuário.

Em termos de conectividade, estão presentes aqui o Wi-Fi de quinta geração e o Bluetooth 5.2. Mas nada de suporte à rede móvel no produto.

Tela e som

A Lenovo equipou o Idea Tab com um painel de 11 polegadas, com resolução de 2560 x 1600 pixels, também chamada de 2,5K. Ele é do tipo IPS LCD e até oferece uma boa definição, mesmo atrás de modelos com display AMOLED ou OLED em qualidade.

A tela possui uma taxa de atualização de 90 Hz, capaz de garantir transições suaves. Mesmo assim, os entusiastas de jogos vão sentir falta dos 120 Hz presentes em modelos mais caros.

Já o brilho entrega 500 nits e traz um nível máximo apenas decente. Porém, notamos que um mediano ainda fica bem abaixo do desejável para uma boa experiência. Ao menos, a falta de um tratamento antirreflexo não chega a afetar tanto a visibilidade em ambientes internos.

Na parte de áudio, temos neste modelo um sistema estéreo composto por quatro alto-falantes, dois de cada lado com o tablet em paisagem. A fabricante fornece compatibilidade com Dolby Atmos em perfis predefinidos. Sentimos falta de um equalizador completo por aqui.

De toda a forma, você terá uma boa potência sonora neste dispositivo. A qualidade também agrada, com médios bem claros, enquanto os graves e agudos, apesar de presentes, não chegam a se destacar tanto.

Desempenho

Nas configurações internas, encontramos a plataforma móvel MediaTek Dimensity 6300, aliada a 8 GB de memória RAM do tipo LPDDR4X e 128 GB de armazenamento interno UFS 2.2.

No uso real do dia a dia, o sistema da Lenovo otimiza bem a abertura de apps e torna o multitarefas fluido. Você pode manter em torno de quatro ou cinco aplicativos abertos simultaneamente sem engasgos perceptíveis.

E como ele se comportou nos benchmarks? O Geekbench registrou apenas 781 pontos com um núcleo e 1.999 pontos no multi-core. Um número bem abaixo do que vimos no rival Galaxy Tab S10 Lite, por exemplo.

O AnTuTu também não empolgou e ficou na faixa de apenas 603 mil pontos. Mais de 120 mil pontos abaixo do que anotou o rival coreano com seu chip Exynos 1380 e a mesma quantidade de memória.

Nos jogos básicos, com Subway Surfers e Mario Kart, o desempenho do Lenovo Idea Tab agradou. Em contrapartida, sentimos algumas limitações nos mais pesados. Asphalt rodou na qualidade Padrão, porém limitado a 30 fps.

Call of Duty ficou apenas na configuração Média, com taxa de quadros Máxima. PUBG Mobile foi o que teve a melhor performance entre eles, ao atingir o nível HDR com a taxa fps no Ultra.

Bateria

Este tablet contém uma bateria com capacidade de 7.040 mAh. A fabricante promete até 12 horas de duração no YouTube ou em plataformas de streaming. Será que isso se traduz na prática?

Fizemos os nossos testes de reprodução contínua de vídeo durante duas horas, para sabermos o quanto cai de porcentagem no período. Depois da primeira hora, a carga foi para 91%. Já após o término do experimento, o indicador estava em 81%.

Proporcionalmente, isso significa que o tablet seria capaz de chegar a uma autonomia de 10 horas e meia longe da tomada. Um tempo bem próximo ao prometido pela fabricante e que consideramos estar dentro da média para o segmento.

Quando vamos para o carregamento, o que temos por aqui? A Lenovo envia na embalagem um adaptador com potência de 20 W para o processo. E testamos na prática para saber o intervalo até a conclusão da tarefa.

Com o acessório original, vimos este modelo demorar cerca de 2 horas para completar todo o processo e retornar aos 100%. Um tempo que entendemos ser bastante satisfatório pelo rendimento entregue.

C?meras

Tablets não costumam ser feitos para fotografia profissional, e a Lenovo parece saber disso. Ela colocou uma câmera principal de 8 MP neste tablet, que tira fotos apenas medianas.

Apesar de as cores saírem saturadas e a faixa dinâmica ser razoável, as imagens apresentam ruídos mesmo durante o dia e perdem a nitidez nas sombras. E mesmo o HDR não chega a ser eficiente a ponto de recuperar esses detalhes. À noite, as capturas pecam ao estourar um pouco os pontos de luz artificial e apresentam mais granulados.

A câmera frontal tem resolução de 5 MP e não chega a decepcionar nas cores, mas fica bastante abaixo do ideal na nitidez. Ela suaviza bastante a pele e não contém um modo retrato para desfoque do fundo. O alcance dinâmico é bastante limitado e deixa o fundo estourado, mas ao menos dá para ativar o HDR para melhorar esse ponto. À noite, os ruídos ficam mais evidentes, além de exigir uma boa fonte de luz para conseguir selfies que não sejam descartáveis.

A filmadora não passa de Full HD a 30 fps na traseira, e muitas vezes nem chega a 30 fps com a frontal. Os vídeos repetem a qualidade que vimos nas fotos, com cores saturadas e baixa nitidez. Não há estabilização para lidar com os tremidos, enquanto o foco poderia ser mais ágil. Ao menos, a captação de áudio estéreo é clara e sofre pouco com barulho de vento.

Sistema

O Idea Tab sai de fábrica com o Android 15 como sistema operacional nativo, sob a interface personalizada ZUI 17. A Lenovo promete duas grandes atualizações do “robozinho” e quatro anos de pacotes de segurança, para uma vida útil até 2029.

O grande diferencial não está apenas no hardware, mas na integração de inteligência artificial no software, para seguir a tendência do setor nos últimos meses. O modelo possui suporte nativo ao Circule para Pesquisar, além de poder converter o Google Assistente no Gemini.

Também há aqui o Lenovo AI Notes como um assistente para organizar as anotações manuscritas no Bloco de Notas. E por falar nisso, a presença da caneta tem um papel importante aqui, tanto no app já mencionado quanto no Squid. O acessório possui uma baixa latência e acerta na escrita, além de ser alimentada por baterias removíveis. Mesmo assim, a ausência de um botão nela impede maiores interações com o sistema.

O tablet ainda oferece atalhos na barra lateral e é compatível com o Smart Connect, para integrar outros dispositivos da marca e transmitir a tela para monitores maiores, caso queira transformar o tablet em um computador portátil.

Para completar, está o Modo PC, que dispensa algum equipamento externo apenas ao conectar o aparelho na capa teclado. A experiência deixa a navegação bastante similar a de um notebook, com menu iniciar, barra de tarefas fixa e a possibilidade de dividir a tela com dois apps ao arrastá-los para os lados.

O único problema aqui está na já mencionada ausência de um touchpad no acessório, o que vai demandar a conexão de um mouse externo para ter um uso mais completo.

Lenovo lan?a IdeaTab e IdeaTab Plus no Brasil com caneta e capa teclado

Lan?amentos 01 Out

Lenovo Idea Tab Pro ? revelado como novo tablet com chip MediaTek e suporte a stylus

Curiosidade 14 Mar

Considera??es finais

O Lenovo Idea Tab se trata de uma boa escolha para quem busca por um tablet versátil com ótimo custo-benefício. Ele se destaca no seu acabamento e na presença de acessórios que podem deixar a utilização similar a de um notebook.

Este tablet também brilha no consumo de conteúdo multimídia, já que a tela grande dele possui uma alta definição, além de o som não decepcionar com o Dolby Atmos em ação. A bateria é outro ponto positivo. Apesar de a unidade ser modesta no papel, ela se mostrou eficiente na prática.

Como principais pontos negativos, destacamos a ausência de suporte à rede móvel 5G, a falta de um leitor biométrico para maior segurança e o nível de brilho do display abaixo do desejável. Sem falar no seu conjunto fotográfico limitado, tanto na câmera traseira quanto na frontal.

A Lenovo lançou o Idea Tab no Brasil pelo preço sugerido de R$ 2.150, mas durante a produção desta análise, já conseguimos encontrar o dispositivo no mercado nacional por pouco menos de R$ 1.500.

Ele é melhor que o Galaxy Tab S10 Lite? O tablet da Samsung oferece um som com equalizador completo, desempenho superior, mais autonomia e câmeras de melhor qualidade. Só que você não terá nele uma capa com teclado na caixa, além de a tela ter uma resolução inferior.

Já o VAIO TL12 cobra um pouco mais, porém traz internet 5G, tela maior, mais memórias e o touchpad integrado ao teclado para uma experiência mais próxima de um notebook, ainda que não tenha o Modo PC. Por outro lado, não espere ter a mesma qualidade de som nele, além de demorar mais que o dobro no carregamento.

O que você mais gostou no Idea Tab? Acha este modelo mais interessante que os concorrentes do mercado? Pretende comprar uma unidade dele? Comente tudo aí no espaço abaixo.


Ler artigo completo