MGI alcança 2.500 municípios na Rede GOV.BR

há 1 mês 16

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou nesta segunda-feira, 8 de dezembro, que a Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) passou a reunir 2.500 municípios. Todos os estados também integram o programa, que tem como objetivo promover colaboração, intercâmbio e articulação de iniciativas de governo digital entre entes federativos.

MGI Rede GOV.BRSecretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, afirmou que, no início da atual gestão, havia “somente 160 municípios” na rede

Segundo o MGI, a marca representa a ampliação do trabalho de integração federativa voltado à oferta de serviços públicos digitais. O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, afirmou que, no início da atual gestão, havia “somente 160 municípios” na rede. “Hoje alcançamos essa marca de 2.500 cidades trabalhando em conjunto para atender e ofertar melhores serviços públicos para as pessoas, é uma marca a ser celebrada”, disse. Ainda de acordo com o secretário, a expansão permite impactar “146 milhões de pessoas”.

Guarujá adere ao programa e planeja uso de soluções federais

Entre os municípios mais recentes a aderir está Guarujá (SP), que possui cerca de 300 mil habitantes. O secretário de Gestão Administrativa do município, Valter Batista de Souza, afirmou que a adesão está associada à estratégia de modernização e transformação digital. “Entendemos que faz sentido facilitar a vida das pessoas, ao mesmo tempo em que atuamos para reduzir gastos, otimizando os recursos e redimensionando os serviços”, declarou.

Souza informou que a prefeitura avalia implantar soluções do GOV.BR, incluindo login único, ferramenta de assinatura digital certificada e, “quem sabe”, uma unidade do balcão presencial integrado ao Poupatempo de Guarujá. “O portfólio é generoso e estamos muito entusiasmados com as soluções que podem ser úteis para este nosso movimento de transformação digital”, acrescentou.

Ações oferecidas pelo programa

O MGI lista como iniciativas disponíveis aos entes federativos:

  • apoio metodológico para transformação digital de serviços públicos;
  • programa de desenvolvimento de capacidades para servidores;
  • compartilhamento de soluções para desafios comuns da gestão pública;
  • suporte à captação de recursos junto a agentes de fomento nacionais e internacionais. (Com assessoria de imprensa)
Ler artigo completo