A fabricante de chips Qualcomm anunciou nesta semana, durante a CES, em Las Vegas (EUA), parcerias com foco no setor automotivo. Os acordos reforçam a adoção das plataformas Snapdragon Digital Chassis em veículos definidos por software (SDVs), com destaque para sistemas de assistência ao motorista (ADAS), cockpit digital, conectividade embarcada e desenvolvimento de software na nuvem.
A empresa firmou colaboração com a ZF para integrar a plataforma Snapdragon Ride ao supercomputador automotivo ZF ProAI, oferecendo uma solução para ADAS. A arquitetura permite fusão de sensores, visão computacional e controle de decisões em tempo real com suporte a múltiplos níveis de automação – inclusive automação total.
O ZFProAI, da ZF, com chip Qualcomm (divulgação)A solução é projetada para funcionar como controlador central ou de domínio, com capacidade computacional de até 1.500 TOPS. Segundo as empresas, o sistema permite que montadoras escolham e escalem funções de assistência ao motorista de forma modular, com compatibilidade para software de terceiros e atualizações OTA.
Leapmotor lança carro com Snapdragon Elite
Também na CES, a Leapmotor e a Qualcomm apresentaram o primeiro controlador central automotivo baseado em duas plataformas Snapdragon Elite: Cockpit e Ride. O modelo D19 será o primeiro veículo de produção em massa com essa configuração.
A arquitetura permite operar, em um único sistema, as funções de cockpit digital, assistência ao motorista, controle do corpo do veículo e gateway. Com suporte a até 13 câmeras e sensores, o sistema executa modelos de IA distintos para interação com o condutor e percepção do ambiente. Também viabiliza conectividade total com chamadas de emergência, Wi-Fi e localização precisa.
Parceria com Google
A Qualcomm anunciou ainda a ampliação da parceria com o Google no desenvolvimento de SDVs com IA ativa. A colaboração prevê integração com Android Automotive OS (AAOS), uso do Snapdragon vSoC em ambiente de nuvem Google Cloud e suporte ao Projeto Treble para atualizações simplificadas do sistema Android embarcado.
O Snapdragon vSoC permitirá que montadoras projetem e testem sistemas veiculares virtualmente, sem necessidade de hardware físico. Segundo Nakul Duggal, VP executivo da Qualcomm, a combinação das plataformas Snapdragon com a infraestrutura do Google “acelera a transição para SDVs com IA, reduz custos e amplia o potencial de personalização dos veículos”.
.png)



English (US) ·
Portuguese (BR) ·