A cidade de São Paulo registrou nesta quarta-feira, 10 de dezembro, um ciclone extratropical que provocou rajadas de ventos que chegaram a 98,1 km/h, segundo a Defesa Civil. A intensidade da ventania provocou falta de energia, quedas de árvores e instabilidades nos serviços de telecomunicações em diferentes regiões da capital e do estado.
Árvore caída atinge carro, rede de energia e telecom em São Paulo. Foto: Paulo Pinto / Agência BrasilA maior velocidade de vento ocorreu às 12h40 na zona oeste. Em Congonhas, as rajadas atingiram 96,3 km/h ao meio-dia. Na zona norte, Santana registrou 81,2 km/h. Bertioga teve ventos de 91,1 km/h, Santos chegou a 83,3 km/h e Guarulhos marcou 77,8 km/h. No interior, Campinas teve rajadas de até 77,7 km/h.
Segundo a concessionária Enel, a ventania gerou mais de 514 chamados relacionados a quedas de árvores e deixou mais de 2 milhões de clientes sem energia na região metropolitana. A prefeitura de São Paulo fechou todos os parques municipais por medida de segurança. Não há registro de mortes.
Operadoras registram instabilidade e acionam equipes
As empresas associadas à Conexis Brasil Digital relataram que parte dos usuários pode enfrentar oscilações no acesso aos serviços móveis em áreas afetadas pelo desabastecimento de energia.
“As empresas associadas à Conexis Brasil Digital informam que clientes de algumas regiões da cidade de São Paulo podem estar com instabilidade na utilização dos serviços das operadoras devido à ventania que atinge a cidade, causando quedas de árvores e o desabastecimento da rede de energia por tempo prolongado. Equipes estão atuando para restabelecer o serviço no menor tempo possível, assim que os pontos afetados são liberados e a energia é restabelecida pela concessionária.”
A entidade acrescenta que os impactos são localizados, mas diretamente relacionados à impossibilidade de operação das estações sem alimentação elétrica ou acesso físico seguro.
Anatel: Claro e TIM foram as mais afetadas
A Anatel informou que a Claro e a TIM foram as prestadoras com maior impacto operacional após a ventania. “Claro e TIM tiveram as redes mais afetadas e estão com as equipes de campo na rua trabalhando nos reparos”, contou ao Tele.Síntese fonte da agência.
A autarquia destacou que as alterações observadas na rede da TIM decorrem principalmente de falta de energia. “Tivemos comunicação sobre alterações na rede da Tim, justamente por conta de falta de energia. Entretanto, não é algo de grande impacto até agora e as equipes já estão em atuação para normalização.” Sobre a Claro, a Anatel diz “Foi mais afetada. Está com dificuldades em toda área sem energia. Equipes também em campo.” (Com Agência Brasil)
.png)



English (US) ·
Portuguese (BR) ·