ZoomHolding anuncia aquisição da CIEL IT e inaugura vertical de software, automação e dados

há 1 mês 46

A ZoomHolding anuncia a aquisição da CIEL IT, companhia especializada em ERP Odoo e responsável por acelerar a digitalização interna e ampliar a oferta de soluções ao mercado. O movimento marca a entrada oficial da holding no segmento de software, inaugurando uma vertical dedicada a ERP Odoo, automação, dados e eficiência operacional, uma das apostas estratégicas para o futuro do grupo.

Fundada em Alphaville (SP) por Rafael Petrella, Rodrigo Martins e Edson Luiz e com clientes no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oceania, a CIEL IT passa a integrar o ecossistema de tecnologia da ZoomHolding, que reúne indústria, hardware, infraestrutura, varejo e agora software. Para a holding, a chegada da empresa representa a consolidação de um ciclo de crescimento sustentado por M&As e pela expansão para novos mercados.

"Entrar para a ZoomHolding é a oportunidade de levarmos o ERP Odoo a um novo patamar no Brasil. Agora contamos com estrutura, governança e capacidade de escala para entregar projetos mais robustos, conectando software, dados e infraestrutura de ponta", afirma Rafael Petrella, cofundador da CIEL IT.

Software como pilar de governança, dados e performance

Com a CIEL IT, a ZoomHolding inaugura uma operação focada em digitalização, automação e inteligência de processos, áreas essenciais para empresas que buscam ganho real de performance. Além de ampliar a oferta ao mercado B2B, a nova unidade deve acelerar a digitalização interna da própria holding, que passará a adotar ERP integrado, analytics, automações e padrões de eficiência baseados no Odoo.

"Com a CIEL IT, levamos nossa tese de 'estrutura que empodera' para o software: processos padronizados, dados confiáveis e automação que destravam performance — tanto dentro de casa quanto para clientes. É o próximo passo da nossa agenda de alto desempenho com governança", afirma Nilton Júnior, fundador e CEO da holding.

A aquisição reforça a proposta da ZoomHolding de atuar como um ecossistema completo de tecnologia. Hoje, o grupo reúne operações complementares, como: Zoomtech – integradora de soluções de tecnologia com mais de 20 anos e presença relevante nos setores público e privado; Prime8 –distribuidor de tecnologia especializado no mercado corporativo e telecomunicações, com parceira de grandes marcas, como Huawei e xFusion; Weal Brasil – marca especializada no desenvolvimento de produtos próprios de tecnologia (computação e networks); BRITI – indústria de tecnologia sob demanda e Zoom Store – e-commerce especializado em tecnologia; Com a nova vertical, a holding passa a oferecer uma jornada ponta a ponta, que vai da fabricação ao software de gestão, conectando processos, dados e operação física.

Nova fase de expansão internacional

A aquisição também apoia a estratégia de internacionalização da ZoomHolding. Segundo Nilton, o grupo inicia agora um ciclo de crescimento fora do Brasil, com três frentes principais: América Latina, impulsionada pelas vantagens do Mercosul e pela complementaridade dos mercados; Ásia, onde a holding já mantém uma relação sólida com fornecedores chineses, sendo uma das principais parceiras a gigante chinesa Huawei, e planeja estabelecer um hub para conectar operações latino-americanas ao ecossistema tecnológico chinês; e EUA e Europa, regiões em que a CIEL IT já atua e nas quais o grupo deve intensificar sua presença.

"Nossa visão é consolidar os serviços da holding, estruturar cada empresa para escalar e avançar para novos mercados. Fora isso, a Zoomholding dá início a um novo capítulo, em que software e automação passam a ocupar um papel central na evolução de seus negócios e no impacto entregue ao mercado", conclui Nilton.

Em 2024, a ZoomHolding teve uma receita de R$ 520 milhões e crescimento de 100%, e segue ampliando seu portfólio com foco em governança, inteligência e autonomia das marcas. Com a CIEL IT, o grupo reforça seu posicionamento como uma plataforma estruturante que conecta tecnologia, indústria, software, dados e inovação, oferecendo um ecossistema preparado para o futuro.

A operação já está concluída do ponto de vista societário e segue em fase final de formalização regulatória. A equipe atual será mantida, e o plano de expansão prevê crescimento da operação ao longo dos próximos ciclos.

Ler artigo completo