A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) informou que a implementação da tecnologia de Origem Verificada aumentou entre 50% e 70% o atendimento das chamadas nos últimos três meses. O dado consta de levantamento conduzido pela entidade com empresas associadas que já passaram a utilizar o sistema desde o final de 2024.

Segundo a ABT, a ferramenta autentica a identidade da chamada telefônica e permite que o usuário veja no visor do celular qual empresa está realizando o contato. O mecanismo busca impedir que golpistas utilizem números falsos para simular instituições reais, prática associada a fraudes conhecidas como “falsa central”.
“Os números refletem o potencial do sistema para recuperar a confiança do consumidor em chamadas telefônicas. Quando o consumidor volta a confiar no canal, ele atende mais e as empresas obtêm melhores resultados. A autenticação é hoje a medida mais efetiva para impedir que golpistas utilizem o telefone como ferramenta de fraude, separando empresas sérias de fraudulentas”, afirmou Gustavo Faria, diretor executivo da ABT.
Autenticação e impacto no combate ao spoofing
A Origem Verificada foi estruturada,na ABT, para criar um processo padronizado de validação do número exibido ao usuário, reduzindo o uso de técnicas de spoofing — quando criminosos enviam comunicações com identidade falsificada.
De acordo com os dados apresentados pela associação, experiências internacionais ajudam a dimensionar o efeito da medida. Nos Estados Unidos e no Canadá, a autenticação da origem contribuiu para reduzir em aproximadamente 80% os casos dessa prática. O dado é utilizado pela entidade como referência para ilustrar o potencial de mitigação de golpes que exploram ligações telefônicas.
“Com a adoção crescente da Origem Verificada, o setor passa a operar com um instrumento mais eficiente para garantir segurança, transparência e identificação adequada das chamadas”, concluiu Faria, da ABT.
Impacto no setor de telesserviços
A ABT representa um segmento que reúne cerca de 1,4 milhão de trabalhadores e 19 empresas com atuação em 18 estados. O setor concentra operações de atendimento e serviços remotos, intensivos em telecomunicações. A entidade avalia que a consolidação da autenticação pode beneficiar a operação das centrais, ao reduzir tentativas de fraude e ampliar a taxa de chamadas atendidas. (Com assessoria de imprensa)
.png)



English (US) ·
Portuguese (BR) ·