Alares anuncia aquisição da IPNET Telecom

há 1 mês 18

A Alares anunciou em novembro de 2025 a aquisição da operadora de banda larga IPNET Telecom e a conclusão de sua quarta emissão de debêntures, no valor de R$ 279,9 milhões. As duas operações ocorrem de forma simultânea e integram a estratégia de expansão da empresa.

Embora anunciada agora, a compra da IPNET Telecom (não se trata da empresa de serviços de nuvem IPNET, comprada em 2024 pela Vivo) foi concluída em outubro e marca a 21ª transação realizada pela Alares. Com isso, a operadora passa a atender 233 cidades em sete estados, alcançando mais de 825 mil clientes e 3,2 milhões de domicílios e empresas com cobertura de fibra óptica. Segundo a empresa, a consolidação da base eleva a Alares à terceira posição entre os ISPs com maior número de assinantes no estado de São Paulo, totalizando 370 mil clientes.

IPNET adiciona rede regional e fortalece operação no interior

Fundada em 2009, a IPNET atua em seis municípios da região metropolitana de Sorocaba: Salto de Pirapora, Votorantim, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Sarapuí e Alambari. A operadora soma 25 mil clientes e uma rede FTTH com tecnologia 100% Huawei, com capacidade para atender 74 mil endereços.

Com a incorporação, a Alares absorve mais de 100 colaboradores e quatro lojas físicas, além de redes de transporte e acesso que reforçam a atuação no interior paulista.

Emissão de debêntures vai financiar crescimento

A quarta emissão de debêntures da Alares captou R$ 279,9 milhões por meio de papéis simples, não conversíveis em ações, voltados a investidores qualificados. A operação teve coordenação do Bradesco BBI e assessoria da JGP Financial Advisory. Recebeu rating “A (bra)” da Fitch Ratings e atraiu 164 investidores, entre eles 46 fundos.

Os recursos serão utilizados para expansão da capacidade de rede, modernização tecnológica, ampliação do atendimento e integração de operações recém-adquiridas, como a própria IPNET.

“O sucesso tanto da aquisição da IPNET, quanto dessa emissão demonstram a confiança do mercado na nossa estratégia consistente de crescimento. Essas operações nos permitem acelerar a expansão da nossa infraestrutura e fortalecer nossa presença em regiões estratégicas”, afirmou Denis Ferreira, CEO da Alares.

Com sede em São Paulo, a Alares atua nos estados de SP, MG, PR, PB, BA, CE e RN. A empresa possui uma rede de 32 mil km de fibra óptica, 129 lojas físicas e cerca de 2.800 colaboradores. Oferece serviços de internet, TV, streaming, telefonia e soluções digitais para residências e empresas. (Com assessoria de imprensa)

Ler artigo completo