Aprender Conectado conecta 140 escolas por dia e chega a 14 mil unidades

há 1 mês 38
Foto: Divulgação/Escola Conectada

O Projeto Aprender Conectado, iniciativa de conectividade educacional financiada com recursos do leilão 5G de 2021, alcançou a marca de 14 mil escolas com Internet banda larga após conectar mais de mil unidades em apenas uma semana.

Segundo a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), o ritmo atual é de 143 ativações por dia. Isso representa um crescimento de 43% em relação à semana anterior.

"Estamos muito orgulhosos de acelerar nossas entregas. Cada minuto conta para oferecer a professores e gestores um recurso imprescindível ao desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas para estudantes das áreas mais remotas do Brasil", afirmou o diretor-geral da Eace, Flávio Santos.

Tecnologias

Dos estabelecimentos contemplados, 10.698 estão em áreas rurais, 706 são escolas indígenas e 879 atendem comunidades quilombolas. As demais ficam em regiões urbanas periféricas.

As tecnologias utilizadas foram:

  • Fibra óptica em 9.209 escolas;
  • Satélite em 3.858 unidades;
  • Rádio/híbrido/FWA em 912 escolas.

Avanço do projeto

Em nota, Eace destacou que o avanço da política depende de forte coordenação logística, especialmente em locais sem infraestrutura básica. Nessas situações, é necessário instalar painéis fotovoltaicos para garantir o fornecimento de energia antes da chegada dos equipamentos de conectividade.

Além da infraestrutura inicial, a entidade também "avalia e implementa soluções técnicas para a manutenção e a garantia de sinal de qualidade nas escolas atendidas pelo projeto", conforme o comunicado.

Aprender Conectado

O número de escolas conectadas pelo Aprender Conectado aumentou ao longo das últimas semanas. Foi no final de setembro que a entidade anunciou a marca de 10 mil unidades públicas atendidas. Há 15 dias, esse número já passava de 12 mil. 

Mas a expectativa é de que a taxa de conexões diárias aumente ainda mais. Isso porque o projeto, implementado em 2022, tem como meta levar a Internet de alta velocidade para cerca de 40 mil instituições públicas de ensino até o final de 2026  alcançando 7 milhões de estudantes do ensino básico

Ler artigo completo