Em 2025, foram emitidos 805 alertas de alto risco (698 severos e 107 extremos) no Brasil a partir das redes de telecom, segundo dados da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).
Lideraram os alertas os estados de Santa Catarina, com 333 notificações críticas; São Paulo, com 211 alertas; e Amazonas, com 68 alertas. A seguir, aparecem Minas Gerais (65) e Rio de Janeiro (51).
Através da parceria entre a Defesa Civil, a ABR Telecom e operadoras de telecom, o sistema de alertas alcançou cobertura nacional, utilizando métodos distintos para diferentes níveis de perigo.
Uma das tecnologias permitiu o envio de mensagens sonoras que sobressaltam a tela mesmo em modo silencioso, sem necessidade de cadastro, a partir da tecnologia cell broadcast (entenda mais no final do texto). O recurso é voltado para alertas de grande perigo.
Alerta da Defesa Civil através da tecnologia cell broadcast. Foto: Mara MatosSMS
Já o sistema tradicional de SMS (via cadastro no 40199) enviou 1,162 milhão de mensagens em 2025, alertando a população para riscos.
São Paulo liderou este volume com 422 mil envios, seguido por Minas Gerais (196 mil). Já Roraima e Amapá são os estados que registraram menos notificações, com 6.994 e 12.195 SMS, respectivamente.
Ao enviar um SMS com o número do seu CEP, o usuário cadastrado passa a receber todas as notificações do monitoramento contínuo e preventivo relacionadas à sua localidade. O serviço não consome créditos e não requer conexão com a Internet.
O cell broadcast
A implementação da tecnologia cell broadcast em redes 4G e 5G garante que qualquer pessoa em áreas de risco receba avisos de emergência, independentemente de ter créditos ou conexão ativa de Internet.
O sistema é focado em grandes desastres (inundações, deslizamentos, incêndios), operando em aparelhos conectados às torres da região afetada por chuvas intensas, tempestades, deslizamentos, enxurradas, vendavais, inundações, incêndios em aglomerados residenciais e granizo.
.png)
há 2 dias
3




English (US) ·
Portuguese (BR) ·