
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) firmou no dia 24 de novembro um acordo com o domínio .PT, responsável pelo código de país de Portugal, para ampliar a cooperação técnica entre os dois operadores de ccTLDs (domínios de topo com código de país). A parceria envolve ações em infraestrutura de DNS, cibersegurança, fortalecimento da comunidade lusófona de registries e intercâmbio de experiências.
A assinatura ocorreu em Portugal, com a participação de Luísa Ribeiro Lopes, presidente do conselho diretivo do .PT, Marta Moreira Dias, membro do conselho diretivo, e Frederico Neves, diretor de Serviços e Tecnologia do .BR.
Hospedagem recíproca visa melhorar a resolução de nomes
O acordo formaliza a hospedagem cruzada de infraestrutura DNS. A partir de agora, servidores do .PT passam a hospedar componentes do .BR, e vice-versa. A medida visa otimizar a resolução de nomes e reduzir latência, diante do volume crescente de consultas cruzadas entre usuários do Brasil e de Portugal.
“Esse acordo é importante porque reforça o .BR como um ponto firme na Internet global. Brasil e Portugal têm laços sólidos de cooperação e estamos muito felizes em poder ampliar as conversas que mantemos há muitos anos. Estamos sempre dispostos a colaborar com outros operadores de ccTLDs nessa modalidade, fortemente orientados pelo caráter original de cooperação que a Internet proporciona”, afirmou Neves.
O NIC.br é responsável pela operação do domínio “.br” e pela implementação de projetos definidos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A entidade também atua na distribuição de endereços IP, no registro de Sistemas Autônomos e na manutenção de iniciativas como o CERT.br (resposta a incidentes), o Cetic.br (pesquisas de TIC), o IX.br (pontos de troca de tráfego) e o Ceptro.br (tecnologia de redes).
A organização também abriga o capítulo brasileiro do W3C e conduz projetos como o Internetsegura.br e o Portal de Boas Práticas para a Internet. (Com assessoria de imprensa)
.png)



English (US) ·
Portuguese (BR) ·