Nokia será fornecedora da rede 5G da Claro no Paraguai

há 3 semanas 20
Nokia será fornecedora da infraestrutura 5G da Claro no ParaguaiLançamento do 5G da Claro no Paraguai (crédito: Nokia)

A Nokia será fornecedora da infraestrutura de telefonia móvel 5G da Claro no Paraguai. A fabricante finlandesa anunciou nesta quinta-feira, 18, a assinatura de um contrato abrangente com a operadora, envolvendo implantação da rede e fornecimento de serviços complementares.

O contrato prevê, em um primeiro momento, a implementação de sites em diversas regiões do Paraguai, como Grande Assunção, Ciudad del Este, Encarnación, Coronel Oviedo e Pedro Juan Caballero. O valor do acordo não foi revelado.

Segundo a fornecedora, uma segunda fase de implantação está prevista para 2026. "Esta será uma das melhores redes 5G da América Latina, pois contará com soluções Nokia AirScale 5G de última geração, operando em uma faixa com grande capacidade de espectro, de 200 MHz", destacou Bruno Leite, vice-presidente de Redes Móveis da Nokia para a América Latina, em nota.

A companhia finlandesa informou que o acordo abrange soluções do portfólio Nokia AirScale 5G, incluindo estações rádio base (ERB), unidades de banda base e a mais recente geração de rádios Massivo MIMO. Os equipamentos também acompanham a tecnologia ReefShark, um sistema em um chip de alta eficiência energética.

Além disso, a empresa vai implantar antenas do tipo Interleaved Passive Active Antenna (IPAA+), solução de design compacto e modular que facilita a instalação em torres e telhados.

5G no Paraguai

O leilão do 5G no Paraguai foi realizado em agosto deste ano. Na ocasião, a Claro e a Nubicom SRL, outra vencedora, adquiriram cada uma 200 MHz na faixa de 3,5 GHz por US$ 2 milhões.

"Com este lançamento oficial, a Claro marca o início de uma nova era de conectividade para nossos clientes e se propõe a transformar diversos setores em nível nacional", afirma Alfredo Alcaraz, diretor-geral da Claro Paraguai.

Ler artigo completo