Nova versão do medidor SIMET foca na experiência do usuário

há 3 semanas 21
download, velocidade, internet, speedMedidor de velocidade

Uma nova versão do SIMET, uma ferramenta gratuita do NIC.br criada para avaliar a qualidade da Internet no Brasil com uma abordagem mais prática e menos técnica, está sendo lançada.

Diferente de testes de velocidade comuns, a nova plataforma foca na experiência do usuário. Ela não entrega apenas números, mas traduz se a sua conexão é "boa", "regular" ou "ruim" para atividades específicas como: trabalho remoto, educação a distância, streaming de vídeo e jogos online e uso de redes sociais.

O NIC.br destaca que a nova interface é mais moderna e explica os resultados de forma simples, sem excesso de termos técnicos (um "modo expert" para técnicos será lançado em breve). Além disso, ela está disponível para Web, Android, iOS, Windows, macOS e Linux.

Por ser uma iniciativa do NIC.br (sem fins lucrativos), a ferramenta é neutra, não possui interesses comerciais e segue padrões internacionais de medição. Os usuários também contam com ajuda disponível, já que ela oferece orientações para resolver problemas comuns de conexão e permite acompanhar o desempenho da rede ao longo do tempo.

Além de ajudar os usuários, os dados coletados de forma anônima são usados para mapear a qualidade da Internet no Brasil, subsidiar políticas públicas e estudos sobre desigualdade digital e apoiar projetos internacionais de infraestrutura, como o GIGA/Unicef e ações da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

"A plataforma está em constante evolução. As funcionalidades atuais serão aperfeiçoadas ao longo do tempo, incluindo-se o apoio à resolução de problemas, que tende a se tornar cada vez mais específico e personalizado. Por isso, vale a pena acompanhar as atualizações, instalar o aplicativo e utilizá-lo periodicamente", recomenda o supervisor de Projetos de Medição do NIC.br, Holger Wiehen.

"O NIC.br possui amplo know-how em conectividade e infraestrutura de Internet, o que assegura medições confiáveis", destaca o Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br, Milton Kaoru Kashiwakura.

Ler artigo completo