Novembro registra pior desempenho de 2025 no mercado móvel do Brasil

há 4 dias 3
Mercado móvel. Pessoas usando internet no celular smartphone em área ruralFoto: Shizuo Alves/MCom

A Anatel divulgou dados de acesso do mercado móvel brasileiro referentes ao mês de novembro. O balanço revelou que o período representou o pior crescimento do ano passado (os dados de dezembro ainda não foram publicados).

Em novembro, o mercado móvel registrou aumento líquido de apenas 125 mil linhas — totalizando 270,2 milhões de acessos móveis no Brasil tanto de Internet das Coisas (IoT) quanto de celulares normais (chamados de "padrão" pela Anatel). Para efeito de comparação, em outubro o crescimento líquido passou de 1,2 milhão. 

Chips móveis ativos em novembro de 2025Arte: Danilo Paulo/Teletime

Uma das razões que explicam o desempenho modesto no mercado de telecomunicações é o segmento de IoT. As principais operadoras que fornecem esse tipo de serviço venderam menos na comparação com os demais meses de 2025. Com isso, o País encerrou o período com 53,5 milhões de chips para Internet das Coisas ativos. Os números completos do segmento estão disponíveis no final do texto. 

Celular

Em novembro de 2025, o Brasil atingiu 216,7 milhões de linhas celulares comuns em funcionamento.

Entre as grandes operadoras, Claro foi a única que observou aumento de base (+182 mil). Já a maior operadora móvel do Brasil, a Vivo, perdeu 112 mil acessos; enquanto a TIM perdeu 126 mil números na base.

Chips celular novembro

Novamente, a operadora móvel virtual (MVNO) Surf Telecom ficou entre as empresas que mais ganharam novos assinantes. A empresa encerrou o mês de novembro com 1,6 milhão de clientes móveis (+70 mil no período).

A Brisanet apareceu em seguida: foram 51 mil acessos a mais, totalizando 1,1 milhão de clientes que estão concentrados na região Nordeste do País.

Pós-pago

O Brasil fechou o mês de novembro com 121,6 milhões de linhas pós-pagas de celular. Isso representa um salto de 764 mil acessos em relação ao mês anterior.

A Vivo lidera nesse quesito, com 51,6 milhões de contratos na base. A operadora é seguida pela Claro (41,5 milhões) e pela TIM (25,6 milhões).

Pos pago celular em novembro de 2025 exceto IoT

Em novembro, as três ampliaram ainda mais a base pós, com destaque para a Claro. O movimento tem a ver com a preferência cada vez maior dos brasileiros por planos do tipo. Quanto mais esses contratos são vistos como atraentes, maior é o número de desativação de chips pré-pagos.

5G

A forte desaceleração do mercado móvel em novembro do setor foi mais leve no 5G. O número de brasileiros que estão usando essa tecnologia segue crescendo de forma consistente. Durante esse período, o número de entrantes na quinta geração móvel chegou a 1,6 milhão (para 56,6 milhões no total).

O maior crescimento foi na Claro: 626 mil acessos 5G a mais, totalizando 20 milhões ao todo. A Vivo aparece em seguida no mês de novembro (+495 mil), mas mantendo a liderança de assinantes de quinta geração móvel. Já a TIM fechou o período com 13,6 milhões (+463 mil).

5G em novembro de 2025 exceto IoT

A catarinense Unifique atingiu 238 mil acessos 5G. Em novembro, a operadora foi a que teve o maior registro de licenciamentos de antenas de quinta geração móvel no Brasil. Foram 356 estações rádio base ativadas no período. Isso foi mais do que a soma de todas as outras operadoras juntas (239) naquele mês.

IoT

A precisão dos números de novembro para o mercado de Internet da Coisas foi impactada porque a operadora Emnify não reportou as informações da empresa junto à Anatel até a data de fechamento do balanço.

Com isso, o Brasil fechou o mês de novembro com 53,5 milhões de chips ativos em dispositivos como maquininhas de cartão de crédito, terminais de pagamento de ônibus, rastreadores e outros equipamentos IoT. O aumento foi de apenas 26 mil acessos no período.

A Datora foi a companhia que mais ativou novos clientes nesse segmento (+105 mil), seguida pela Algar (96 mil). Líder da categoria, a Vivo recebeu 23 mil novos acessos. Já a Claro perdeu 136 mil.

IoT no Brasil em outubro de 2025 M2M + PoSArte: Danilo Paulo/Teletime
Ler artigo completo