Oracle vai fornecer à TIM recursos de IA pelos próximos cinco anos

há 1 mês 26

 Freepik)

A Oracle e a TIM anunciaram hoje, 11 de dezembro, a assinatura de um novo contrato de cinco anos, segundo o qual a big tech vai fornecer inteligência artificial à TIM Brasil por meio da Oracle Cloud Infrastructure (OCI). O acordo expande a colaboração iniciada em 2021, quando a TIM iniciou a migração de seus data centers para a OCI como parte de seu programa de aceleração digital.

A renovação do compromisso abrange o desenvolvimento e a operação de agentes de IA especializados em etapas críticas da jornada do cliente. Entre os projetos já em execução está o Agente de Contas, solução capaz de comparar faturas de diferentes meses, explicar variações e reduzir o tempo de atendimento. No piloto conduzido pela operadora, a automação diminuiu em 18% o tempo de resolução dos chamados relacionados ao faturamento.

“A infraestrutura de IA da OCI oferece uma plataforma de inovação para provedores de serviços como a TIM em um mercado de telecomunicações móveis cada vez mais competitivo”, afirmou Alexandre Colcher, vice-presidente sênior de contas estratégicas da Oracle Latin America. Segundo ele, “essa solução baseada em agentes é apenas um exemplo de como a combinação de IA, infraestrutura segura e um ecossistema colaborativo pode trazer resultados imediatos e sustentáveis para o negócio dos nossos clientes”.

Projetos de IA

Com a migração integral dos data centers para a nuvem realizada entre 2021 e 2023, a TIM passou a operar 100% em nuvem, utilizando arquitetura multicloud com a Oracle como parceiro-chave. Esse ambiente permitiu à empresa ampliar automações baseadas em IA, suporte digital e análises de rede em larga escala.

A CIO da TIM Brasil, Auana Mattar, afirmou que a expansão da parceria reforça a continuidade do programa de transformação digital. “Ampliamos nossa colaboração com a Oracle, agora com objetivo de alavancar ainda mais a infraestrutura de cloud para o uso de aplicações que se beneficiam de inteligência artificial, gerando valor real para nossos clientes e nosso negócio”, disse. Ela acrescentou que os agentes de IA melhoraram a experiência dos usuários de forma personalizada e sem necessidade de atendimento humano.

Segundo a TIM, o conjunto de projetos apoiados pela Oracle integra um portfólio de mais de 100 casos de uso de IA mapeados pela operadora. Atualmente, há 24 pilotos em andamento, sete iniciativas em produção e outras seis programadas para começar ainda em 2025.

Entre as aplicações citadas estão o TIM AI System (TAIS), assistente virtual que aumentou em 16% a satisfação do cliente ao gerenciar interações do call center com precisão superior a 90%; um copiloto que reduz em até 30% o tempo de atendimento; e modelos preditivos de rede que diminuíram em 15% as intervenções associadas a falhas. (Com assessoria de imprensa)

Ler artigo completo