RCS permite salvar receita médica na Carteira do Google

há 1 mês 15

 Freepik) rcs

Uma nova funcionalidade desenvolvida pela Ótima Digital e pela Memed permite que receitas médicas digitais sejam enviadas por RCS (Rich Communication Services) e salvas diretamente na Carteira do Google. A integração é a primeira do tipo no Brasil e amplia as possibilidades de uso da mensageria para serviços digitais de saúde, segundo as empresas.

De acordo com o modelo, o paciente recebe a prescrição por mensagem e, caso o aparelho e a operadora sejam compatíveis com RCS, visualiza automaticamente a opção de salvar o documento na carteira digital do celular. O recurso funciona sem necessidade de aplicativos adicionais e utiliza criptografia para segurança dos dados.

Teste inicial teve 11% de adesão ao armazenamento digital

Segundo Marcos Guerra, CRO e CXO da Ótima Digital, a proposta é reduzir a fricção no acesso a documentos médicos. “A pessoa recebe a receita por RCS e já consegue salvar o documento na hora. É uma jornada fluida, confiável e segura”, afirmou.

Os testes iniciais apontaram que metade dos usuários interagiram com a mensagem e, entre eles, 11% optaram por armazenar digitalmente a receita. Para a Memed, os dados confirmam a viabilidade da solução. “Validamos a integração direta entre RCS e Carteira do Google”, disse a chief product officer Gláucia Sayuri Miyazaki.

Tecnologia poderá ser aplicada a outros tipos de documentos

Com a integração técnica consolidada, a Ótima Digital avalia novos usos para o recurso, incluindo o envio de ingressos, bilhetes, passagens e vouchers com QR Code ou código de barras, que também exigem apresentação presencial.

A Ótima é homologada pela Anatel como broker oficial de operadoras móveis para SMS e RCS, e atua com soluções de comunicação digital baseadas em CPaaS, telecomunicações e inteligência artificial. (Com assessoria de imprensa)

Ler artigo completo