A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) está em busca de pesquisadores que possam contribuir com ideias e soluções inovadoras para um dos grandes desafios da ciência atual: a movimentação rápida e eficiente de grandes volumes de dados. Para isso, a instituição lançou, nesta sexta-feira (19), uma chamada pública para preparar a próxima geração de redes de alto desempenho no Brasil e fortalecer a Rede de e-Ciência. O grupo selecionado receberá R$ 132 mil para a execução do projeto ao longo de 12 meses. As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro de 2026 neste link. Já o edital completo pode ser visto aqui.
CONTEÚDO RELACIONADO – RNP abre chamada para criação de soluções inovadoras com investimento de até R$ 300 mil por grupo
A iniciativa faz parte do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) “Rede de Pesquisa para Movimentação de Dados com ICTs” (Repesq), desenvolvido no âmbito do termo de cooperação entre a RNP e a Petrobras. O intuito é mapear desafios técnicos, identificar soluções e apontar caminhos para viabilizar a transferência confiável e eficiente de volumes massivos de dados científicos em velocidades de até 400 Gbps. Com isso, será possível ampliar as potencialidades da e-Ciência, uma rede destinada a instituições de ensino e pesquisa que demandam capacidades avançadas de processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados.
A chamada é destinada a pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, que tenham bons conhecimentos na área de redes de alto desempenho e experiência em transferência de grandes volumes de dados. A proposta selecionada deverá ser executada por um Grupo de Trabalho (GT) coordenado por um pesquisador principal, com até três colaboradores, que podem ser estudantes de graduação, mestrado ou doutorado, além de pesquisadores e professores.
O resultado da seleção será divulgado a partir de 20 de fevereiro de 2026, com início previsto para 1º de abril. Ao longo dos 12 meses, o grupo realizará experimentos em ambiente de laboratório, usando a infraestrutura disponibilizada pela própria RNP. Ao final, o GT deverá entregar um relatório técnico com recomendações estratégicas que possam orientar o desenvolvimento futuro da infraestrutura nacional de redes avançadas.
Em 14 de janeiro, às 9 horas, a RNP realizará um webinar público para esclarecimento de dúvidas sobre a chamada.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X
.png)
há 1 dia
5



English (US) ·
Portuguese (BR) ·