Telefónica anuncia novos diretores: Juan Azcue e Ernesto Gardelliano

há 3 semanas 21
Telefónica. Foto: Divulgação

A Telefónica anunciou a nomeação de Juan Azcue como novo diretor financeiro e de desenvolvimento corporativo do grupo e de Ernesto Gardelliano como novo diretor de estratégia e controle.

Com mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições (M&A), Azcue está no grupo desde 2004 e ocupava posto de diretor de estratégia da Telefónica desde o final do ano passado. Em sua trajetória, ele atuou em operações históricas como a compra de 50% da brasileira Vivo, da O2 no Reino Unido e a venda de torres da Telxius.

Azcue assumirá a unificação das áreas financeira e de desenvolvimento corporativo, seguindo nova estrutura definida pela empresa. A Telefónica também agradeceu Laura Abasolo pelo trabalho como diretora financeira e de controle. A executiva deixará a operadora ainda este ano.

Planejamento estratégico

Ernesto Gardelliano será o responsável por unificar o planejamento estratégico e a área de controle na Telefónica, voltada ao acompanhamento operacional da operadora. Com quase 30 anos de trajetória no grupo, sua missão será simplificar a operação e garantir a execução das metas.

O executivo chegou a exercer o cargo de vice-presidente de finanças, planejamento e relações com investidores da Vivo no Brasil, entre 2005 e 2009, segundo seu perfil no LinkedIn.

Juan Azcue e Ernesto Gardelliano TelefónicaJuan Azcue e Ernesto Gardelliano. Fotos: Divulgação

Reestruturação

Em paralelo, as funções da diretoria de operações (COO) da Telefónica também foram reforçadas, passando a integrar as áreas de Compras e Cadeia de Suprimentos, bem como Alianças e Dispositivos.

A reestruturação busca simplificar a operação e preparar a Telefónica para os desafios do setor de telecomunicações, de acordo com a operadora. O foco central é a implementação do plano Transform & Grow apresentado em novembro, que visa consolidar a liderança da empresa através de inovação e excelência operacional.

Ler artigo completo