A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da consultoria de soluções digitais V8.Tech pela TIM. O despacho com a decisão foi publicado na edição desta sexta-feira, 19, do Diário Oficial da União (DOU).
No parecer, o Cade destacou que o negócio afeta os mercados relacionados a serviços de TI, sobretudo os segmentos de nuvem e software. Contudo, entendeu que a participação conjunta das empresas fica abaixo dos limites que indicam posição dominante.
No caso, o órgão antitruste indicou que a sobreposição horizontal (serviços de TI) não chega a atingir 20% do mercado. Além disso, a participação em mercados verticalmente integrados – especificamente, o de soluções de software – não chega a 30%.
Desse modo, o Cade avaliou que não há possibilidade de exercício de poder de mercado após a transação.
Avanço da TIM no B2B
A TIM anunciou a aquisição da V8.Tech no fim de novembro, em um negócio avaliado em R$ 140 milhões. O valor pode ser acrescido de mais R$ 140 milhões em seis anos, conforme o cumprimento de determinadas condições.
Conforme os autos do ato de concentração no Cade, a operadora busca fortalecer a sua atuação no segmento corporativo (B2B).
"A operação representa uma oportunidade [da TIM] ampliar sua atuação no segmento de tecnologia da informação e fortalecer sua capacidade de oferta de soluções digitais integradas, permitindo a expansão nas áreas de computação em nuvem, dados e transformação digital", relatou o Cade
Já para os atuais controladores da consultoria especializada em TI, o negócio "viabiliza a associação da V8.Tech a um grupo com ampla presença no mercado de telecomunicações e tecnologia, o que contribuirá para a expansão da escala de suas atividades", segundo documentos divulgados pelo conselho antitruste.
.png)
há 3 semanas
21




English (US) ·
Portuguese (BR) ·