Alô, Minas! inicia terceira fase e prevê instalação de até 140 antenas

há 2 semanas 13

alô minas!

O programa Alô, Minas! do Governo de Minas Gerais está iniciando sua terceira fase em iniciativa com previsão de instalação de até 140 novas antenas em diferentes regiões do estado, com foco em telefonia móvel e Internet para áreas rurais.

A terceira fase do programa está atualmente na etapa de adequação das propostas apresentadas pelas operadoras de telefonia após processo de credenciamento. As empresas deverão ajustar projetos aos recursos disponíveis para investimento.

Após análise técnica inicial, já foram selecionadas 125 localidades para receber investimentos na fase, afirma o governo estadual. Além disso, as empresas deverão instalar outras antenas como contrapartida em localidades indicadas pelo governo, com previsão que sejam instaladas até 140 novas estruturas no total.

Após a conclusão da fase de adequação das propostas, as operadoras apresentarão os projetos finais com a definição das localidades beneficiadas e os compromissos de instalação das Estações Rádio Base (ERBs). Em seguida, terá início a implantação das novas antenas. O prazo previsto para execução dos investimentos é de até 18 meses.

Créditos de ICMS

Uma das novidades da terceira fase do Alô, Minas! é a utilização de créditos acumulados de ICMS para incentivar a instalação de antenas e a expansão da cobertura de telefonia móvel.

Empreendedores que possuem créditos tributários junto ao Estado poderão utilizá-los em parceria com operadoras para viabilizar a implantação de infraestrutura de telecomunicações em localidades de interesse.

O modelo foi regulamentado pelo Decreto nº 49.165/2026 e atende às diretrizes da Lei Estadual de Incentivo à Conectividade Rural, diz o governo de MG.

O modelo já foi acionado  pela CNH Industrial e pela TIM no âmbito do Alô Minas!. Em maio, a dupla informou que será responsável por implementar 97 torres na terceira fase do programa.

Alô, Minas!

A primeira fase do programa Alô, Minas! foi concluída com a instalação de antenas em 150 localidades, beneficiando mais de 110 mil mineiros.

Já a segunda fase segue em andamento e prevê a implantação de antenas em 34 localidades, com sete estruturas já entregues, segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), que coordena a iniciativa.