Anatel lança Selos de Qualidade de 2025 e novo aplicativo

há 1 mês 32
Foto: Anatel

A Anatel anunciou nesta quinta-feira, 4, o lançamento dos Selos de Qualidade 2025 para serviços de telecomunicações. Segundo a agência, objetivo é subsidiar decisões mais conscientes entre consumidores e estimular a competição por qualidade entre as operadoras.

Os Selos de Qualidade foram criados pelo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), que uniformizou regras para a telefonia fixa, telefonia móvel e banda larga. Eles apresentam os resultados da qualidade de forma resumida e visual por operadora e por serviço, nos municípios, estados e nacionalmente.

Os Selos municipais são calculados com base no desempenho de indicadores técnicos de redes e de atendimento. Já os Selos estaduais e o nacional também consideram a satisfação dos consumidores e o número de reclamações registradas na Anatel, explica a Anatel.

Confira um exemplo dos valores já publicados pela agência, referentes à telefonia móvel em nível nacional. A consulta foi feita através do novo aplicativo Anatel Qualidade lançado pela agência. No modelo, a nota A indica melhor qualidade e a E, pior qualidade.

Imagem do WhatsApp de 2025 12 04 as 10.43.50 9ad0849c e1764857393555Reprodução/Anatel Qualidade

Excepcionalmente, em sua primeira publicação, os Selos de 2025 apresentam dados referentes ao período de janeiro a junho deste ano. Futuramente, as notas serão publicadas pela Anatel a cada ano, com base nos resultados do ano anterior.

TV paga

Os Selos de Qualidade de 2025 relativos à TV por assinatura não serão divulgados pela Anatel, em atendimento à decisão do Conselho Diretor que suspendeu temporariamente algumas obrigações do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), incluindo aquelas previstas no RQUAL, até a conclusão dos trabalhos do grupo criado para estudar o tema.

App

No caso do novo app Anatel Qualidade, ele foi desenvolvido para permitir o acesso simples às informações sobre a qualidade da banda larga fixa e das telefonias fixa e móvel. A agência aponta linguagem clara, visual intuitivo e design minimalista como atributos da ferramenta.

Disponível gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e App Store (iOS), o aplicativo permite consultar não só os resultados dos Selos e dos indicadores de qualidade, mas testar a velocidade da Internet e verificar o número de municípios atendidos pelas operadoras 4G e 5G participantes do RQUAL, destaca a Anatel.

Em paralelo, a agência ainda reformulou sua página da Qualidade dos Serviços para disponibilizar todos os conteúdos sobre o tema de forma mais simples e acessível. Os Painéis de Dados de Qualidade foram aprimorados para proporcionar uma navegação mais prática, intuitiva e completa.

Ler artigo completo