Bradesco testa Pix pelo WhatsApp; 'objetivo mais ambicioso', diz superintendente

há 1 semana 13

"Talvez seja o [objetivo] mais ambicioso para nós, mas estamos num momento de teste de performance do uso do Pix no WhatsApp", disse Michel Fernandes, superintendente de inteligência de dados do Bradesco no TI Inside Innovation Forum, realizado na última quinta-feira de agosto, 28.

O executivo destacou que a busca do banco por renovar suas tecnologias não é de hoje e faz parte da essência da empresa. "O pioneirismo está no DNA do Bradesco e com a IA generativa não foi diferente", pontua. A mesma percepção foi ressaltada por Maísa Duarte em outro painel do evento.

Fernandes conta que a IA generativa começou a ser estudada em 2023 pela organização, e o primeiro ano inteiro foi dedicado a pilares estruturais: "Visão de IA responsável, privacidade, segurança e governança", contou, mas relata que o uso não foi permitido a todos. "Ela apareceu com um grande potencial, mas de fato, empresas desse porte têm um risco associado à imagem que não dá pra gente topar".

O superintendente comentou também que a quebra de expectativa após hackathons e levantamento de cases foi importante para a conscientização dos usos da IA. "A gente trabalhou com algumas iniciativas interessantes, fizemos um hackathon corporativo para que as pessoas pudessem trazer as suas ideias; experimentamos, e muitas delas falharam. Acho que a questão da expectativa ali, né? Não é uma IA criativa que vai resolver o seu problema, em alguns momentos é no RPA, em alguns com a IA tradicional. Então, vivenciamos muito disso também durante a nossa jornada".

As inovações com IA

O executivo relatou que a criação de uma inteligência artificial corporativa, a Bridge, possibilitou um portfólio de mais de 12 mil LLMs. Para ele, a desmistificação dessa tecnologia e a visão integrada dos dados garantiu a escalabilidade dentro da companhia.

Fernandes salientou outras aplicações da IA internamente como a MentorIA, treinamento da IA feito com base nos melhores atendimentos, e a criação de squads de multiagentes digitais. Segundo Cíntia Barcelos, CTO do Bradesco, ações como essa já geram um retorno de R$250 milhões ao ano.

O superintendente revelou que o próximo grande objetivo é possibilitar transferências Pix dentro do WhatsApp em conversas com a BIA. "A gente tá testando o formato ainda com os funcionários, mas vocês poderão pedir com o comando de voz: 'Olha, eu quero fazer um Pix para minha esposa'". Fernandes diz que, como resposta, uma mensagem verificando os dados da transação será enviada pela IA para confirmação.

Siga TI Inside no Instagram e tenha acesso a conteúdos exclusivos do mercado.

Ler artigo completo

users online free counter