CLM inicia operação na Argentina e amplia presença na América Latina

há 3 dias 9

A CLM, distribuidora de valor agregado de soluções, anunciou em primeira mão à TI Inside, no Mind The Sec, que iniciou sua operação na Argentina em agosto deste ano, ampliando sua atuação na América Latina. A empresa brasileira já opera na Colômbia, Peru, Chile e, remotamente, nos EUA. 

Gabriel Camargo, VP internacional e de Produtos da CLM, comenta que a abertura no país é acompanhada pela mudança da imagem com o Governo Milei. "Você sente que tem uma necessidade de investir e a gente imagina que essa necessidade implicante de investimento vai acontecer agora. Vai precisar de investimento em tecnologia, segurança, infraestrutura", explica as motivações da empresa.

O executivo comenta que a operação começará de forma enxuta, com um profissional técnico e um profissional. O objetivo inicial é vencer a barreira linguística e cultural imposta dentro do território latino-americano. "Apesar de falar em espanhol, existem variações em espanhol. Então, a Argentina geralmente tem dificuldades culturais; a gente tem que levar em consideração essas brigas regionais".

Camargo ainda fala que a contratação é mais cara em outros países do que no Brasil. "Apesar da nossa carga tributária para fins de folha, acho que é a maior de todos os países.  O custo por pessoa ainda é mais barato no Brasil do que no Peru, no Chile, no Uruguai", reforça.

O VP diz não ter KPIs iniciais claros, mas que espera uma boa entrada por parcerias que já haviam estruturado. "A gente vê os fabricantes pedindo gente para fazer o faturamento local. Então, a gente já tem uma lista de fabricantes já esperando a gente a nossa entrada para começar a gerar o mercado", conclui Camargo. 

O executivo diz que não há planos, no momento, para expansão em outros países.

Siga TI Inside no Instagram e tenha acesso a conteúdos exclusivos do mercado.

Ler artigo completo

users online free counter