Pessoas desenvolvedoras buscam transformar ideias em realidade em vez de simplesmente seguir sequências fixas de código para atender a solicitações de última hora. Na prática, mesmo profissionais experientes em grandes empresas passam horas transformando pedidos vagos em opções bem definidas, procurando arquivos em refatorações complexas e reescrevendo repetidamente estruturas de teste.
No Brasil, o desenvolvimento de software enfrenta alta rotatividade, forte demanda e processos pouco estruturados, levando a retrabalho, atrasos e desafios de coordenação. Nesse contexto, fluxos de trabalho assistidos por IA têm se mostrado eficazes, melhorando a qualidade do código (61% dos profissionais relatam ganhos), liberando tempo para tarefas estratégicas e promovendo processos mais simples e eficientes em empresas que incentivam ativamente seu uso.
Um estudo conduzido pelo GitHub com pessoas desenvolvedoras que já utilizam IA extensivamente mostra que esses profissionais alcançam maior qualidade em suas tarefas, economizam tempo, desenvolvem novas habilidades e adotam um pensamento mais complexo e criativo. O estudo também indica que, até 2030, até 90% do código poderá ser escrito por IA.
Os fluxos de trabalho orientados por agentes do GitHub Copilot estão executando tarefas repetitivas, solicitações vagas e produzindo resultados consistentes; a ferramenta permite que as equipes mantenham o controle sobre decisões críticas, revisem resultados e façam ajustes conforme necessário. Dessa forma, além de otimizar processos internos, o GitHub Copilot cria as condições para avançar em casos de uso mais estratégicos dentro das empresas.
Como as empresas se beneficiam
Rotinas de desenvolvimento guiadas por agentes permitem que problemas sejam rapidamente estruturados e convertidos em entregas prontas para revisão. As empresas ganham vantagem inicial nos lançamentos de produtos, aumentando sua competitividade e abrindo possibilidades como escalabilidade e flexibilidade por meio de processos automatizados que melhoram margens operacionais e apoiam o crescimento dos negócios.
Além da entrega mais rápida, a solução também aumenta a eficiência operacional e o impacto financeiro, reduzindo retrabalho e desperdício, enquanto a automação inteligente permite que os funcionários se concentrem em tarefas de alto valor, aumentando o ROI em tecnologia e equipes.
Apesar de todos os benefícios, é importante enfatizar que os agentes não substituem o talento humano, mas sim maximizam o impacto das equipes e dos investimentos da empresa. Ao automatizar tarefas repetitivas, estruturar solicitações vagas e gerar entregáveis confiáveis, qualquer empresa pode transformar ideias em resultados concretos mais rápido, com mais eficiência e menor custo.
Trabalhando de forma assíncrona, como um par de pessoas desenvolvedoras seniores, o Copilot complementa as equipes humanas, oferecendo suporte e orientação enquanto profissionais se concentram em tarefas estratégicas e de alto impacto. Isso libera tempo e recursos para inovação, crescimento sustentável e tomada de decisões mais ágil.
Por Julio Viana, Gerente Regional do Github no Brasil
Siga TI Inside no Instagram e tenha acesso a conteúdos exclusivos do mercado.