A Databricks e a OpenAI anunciaram uma parceria estratégica de múltiplos anos, avaliada em US$ 100 milhões, que leva modelos avançados da OpenAI diretamente para mais de 20 mil clientes da Databricks em diferentes nuvens. O acordo torna os modelos de IA, incluindo o recém-lançado GPT-5, nativos na Databricks Data Intelligence Platform e no Agent Bricks, solução que permite às empresas criar, avaliar e escalar aplicações e agentes de inteligência artificial sobre dados corporativos governados.
A iniciativa busca atender à crescente demanda por soluções de IA capazes de automatizar fluxos de trabalho complexos, gerar insights confiáveis e operar em conformidade com padrões rigorosos de segurança, governança e eficiência. Ao integrar os modelos da OpenAI diretamente na plataforma, a Databricks elimina a necessidade de movimentação de dados e garante capacidade de processamento dedicada para aplicações em escala, reduzindo custos e aumentando a performance.
Segundo Ali Ghodsi, cofundador e CEO da Databricks, a parceria facilita para que as empresas aproveitem seus dados e os modelos da OpenAI de forma escalável e segura. Já Brad Lightcap, COO da OpenAI, afirmou que a colaboração simplifica a adoção de IA de ponta no ambiente corporativo sem comprometer altos padrões de performance. Entre os clientes que já exploram o potencial dessa integração está a Mastercard, que utiliza agentes de IA para fortalecer operações internas e oferecer soluções mais seguras e inteligentes ao mercado.
Com esse movimento, Databricks e OpenAI fortalecem a estratégia de disponibilizar inteligência artificial de última geração em nível corporativo, apoiando empresas em diferentes setores a inovar com mais confiança, qualidade e escala.