A Zebra Technologies divulgou um estudo em parceria com a Oxford Economics que evidencia os ganhos financeiros e operacionais da modernização da linha de frente em setores como varejo, manufatura, transporte e logística. A pesquisa mostra que o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA), automação, dados em tempo real, RFID e visão computacional pode elevar a produtividade em até 20%, além de aumentar a satisfação dos clientes em mais de 21% em determinados segmentos.
O estudo indica ainda que, se as 20 maiores empresas de cada setor da lista Forbes Global 2000 implementassem fluxos de trabalho inteligentes, cada organização poderia gerar, em média, US$ 3 bilhões em receita adicional e cerca de US$ 120 milhões em lucro extra. No varejo, as companhias que modernizaram a gestão de inventário registraram até 1,8 ponto percentual de crescimento em receita e lucratividade.
Na manufatura, a otimização de processos de controle e qualidade resultou em avanço de 2,4 pontos percentuais em receita e de 1,4 ponto percentual em lucratividade. Já no setor de transporte e logística, melhorias na gestão de entregas e inventário proporcionaram crescimento de até 3,4 pontos percentuais tanto em receita quanto em lucratividade.
A pesquisa, intitulada "Impacto das Operações Inteligentes", revela também que os varejistas estão utilizando IA para prevenção de perdas, detecção de riscos e otimização de inventários. Mais de dois terços das empresas de transporte e logística e quase metade dos fabricantes já aplicam a tecnologia em previsão de demanda e análises preditivas, enquanto ferramentas como RFID e visão computacional são consideradas essenciais para ampliar a visibilidade operacional.