Hairpin NAT: O que é e como configurar?

há 7 meses 9

O que é o Hairpin NAT?

O Hairpin Network Address Translation (NAT loopback), é quando um dispositivo na rede local (LAN) acessa outra máquina, a partir do endereço de IP público do roteador. 

Para melhor compreensão, pense no seguinte cenário:

João, do setor de contabilidade precisa acessar o sistema da empresa e para isso, utiliza o DNS> www.contabilidaderedesbrasil.com.br (DNS fictício). No entanto, este DNS só é possível ser acessado pela internet, não pela rede local, pois nesse caso, seria necessário acessar pelo IP local.

Tendo este cenário em mente, sabemos que nem todos tem o conhecimento sobre o que são essas nomenclaturas. 

Em primeiro lugar, existe o Hairpin NAT. Consequentemente, ao realizar essa configuração, João pode acessar o sistema da empresa, usando o DNS (que contém o IP público da empresa), mesmo quando estiver na empresa, ou seja, na mesma rede que o servidor.

Por que isso acontece?

Em um ambiente comum, quando se realiza uma requisição funciona da seguinte forma:

(Setas verdes)

1º – João tenta realizar o acesso no servidor da contabilidade colocando o IP 200.2.2.100 no navegador.

2º Essa conexão chega no roteador de João, que faz o NAT da rede de João, pegando seu IP privado 192.168.0.10 e trocando pelo IP da interface de saída que é 200.1.1.50

3º – O pacote passa pela internet e chega no roteador de borda, que possui o redirecionamento correto para enviar as requisições web (pelo navegador) para encaminhar os pacotes para o servidor.

(Setas azuis)

4º – O servidor responde ao IP (200.1.1.50) de João para estabelecer a conexão

5º – O roteador de borda faz o NAT, enviado trocando o IP do servidor (10.10.50.254), pelo IP da interface de saída que é 200.2.2.100

6º – O pacote passa pela internet e chega ao roteador de João , que automaticamente desfaz o NAT para encaminhar o pacote corretamente

Por fim, João consegue acessar o sistema.

O Hairpin NAT permite que dispositivos na mesma rede acessem serviços internos usando o IP público. Configurando as regras no MikroTik, o roteador redireciona o tráfego corretamente, evitando problemas de roteamento e facilitando o acesso.

Ler artigo completo

users online free counter