iFood lança Ailo, assistente de IA que inaugura pedidos por conversa

há 7 horas 4

O iFood entra na 'era dos agentes' e inaugura um novo jeito de fazer pedidos: agora, o consumidor pode conversar com 'Ailo', um assistente de inteligência artificial generativa, que entende as preferências de cada um e entrega sugestões sob medida. A expectativa é que, com a ferramenta em teste para todos os usuários, a experiência do pedido se torne ainda mais prática e rápida, mostrando ao cliente opções que façam sentido naquele dia e horário, com base no histórico de consumo.

A solução avança sobre o nível de entendimento das intenções do consumidor, podendo decifrar vontades mais subjetivas. Nos testes, já é possível, por exemplo, dizer "quero um jantar romântico hoje", "gostaria de uma comida leve que chegue em até 30 minutos" ou "quero pedir em restaurantes que estejam com promoção" e receber opções adequadas. Outra novidade é que, pela primeira vez, o consumidor também poderá começar o pedido fora do app. Além dos testes dentro da plataforma, há um grupo de pessoas falando com Ailo no WhatsApp, o que amplia as possibilidades de interagir com o iFood em outras interfaces. Como Ailo é agnóstico, no futuro poderá rodar nos mais diferentes canais e plataformas.

O assistente começou a ser testado em junho de 2025. Desde então, o iFood vem validando a tecnologia e a jornada com consumidores da vertical de food delivery. Já são mais de 70 mil pessoas que experimentaram a novidade, em mais de 100 mil interações registradas ao longo dos meses de piloto. Os primeiros resultados apontam ganhos de eficiência com Ailo:

  • 48% mais chances de uma busca se transformar em carrinho, em comparação ao fluxo tradicional do app;
  • 33% mais rápido para finalizar um pedido com Ailo no WhatsApp (da escolha até geração do pedido) do que o fluxo atual do aplicativo.

A expectativa é que, com a abertura dos testes para mais consumidores, Ailo se torne progressivamente mais inteligente e eficiente a partir do maior volume de interações. Ao longo dos próximos 12 meses, os testes serão ampliados no aplicativo do iFood e, desde já, todos os usuários podem experimentar a novidade no WhatsApp.

"A inteligência artificial permite que cada pessoa tenha um iFood único. São 14 anos entendendo o comportamento dos nossos consumidores, o que nos dá uma capacidade única de personalizar a experiência e antecipar tendências, fortalecendo o conceito de conveniência no Brasil", afirma Isabella Piratininga, diretora de Transformação Disruptiva no iFood. "Uma novidade importante é a capacidade do iFood de se adaptar ao comportamento do usuário. Com Ailo, conseguimos acompanhar o cliente no canal que fizer mais sentido em cada ocasião. Oferecemos uma experiência adequada ao perfil de uso de cada plataforma, seja no WhatsApp, em que o fluxo é mais textual ou por voz, ou no aplicativo, que proporciona uma navegação mais visual e exploratória", afirma.

Por trás dessa personalização está o Large Commerce Model (LCM), desenvolvido em parceria com a Prosus, empresa global de tecnologia e controladora do iFood. Trata-se de um modelo de raciocínio com memória de longo prazo treinado a partir de bilhões de interações reais — cliques, buscas, compras, cancelamentos, avaliações — que permitem identificar padrões de comportamento e interpretar intenções de consumo.

O LCM torna possível ter insights sobre hábitos, rotinas, preferências e propensão a gastos, dando ao iFood uma compreensão mais profunda sobre as escolhas e as intenções dos seus 60 milhões de usuários. A tecnologia avança além da simples recomendação de produtos e passa a revelar o "porquê" e o "como" das compras. Com maior entendimento sobre a jornada do consumidor, o resultado é uma experiência de compra que parece intuitiva, como se a plataforma soubesse o que a pessoa quer escolher antes mesmo de começar a buscar.

Com essa inteligência, o sistema consegue antecipar escolhas e sugerir opções que façam sentido em cada contexto, como indicar um prato leve em uma noite de segunda-feira ou uma refeição especial em um domingo em família. Essa capacidade de contextualização já trouxe resultados concretos: as notificações push baseadas no LCM geraram um aumento de quatro vezes no volume de pedidos, superando todos os benchmarks do iFood. O LCM será a base que tornará Ailo cada vez mais inteligente.

Ailo é construído em uma arquitetura híbrida que combina diferentes modelos de IA, como Anthropic, OpenAI e AWS. Cada um deles atua em camadas distintas — da compreensão de linguagem natural à geração de respostas em tempo real — garantindo robustez, flexibilidade e velocidade de evolução. O diferencial está no uso integrado com o LCM. Ailo é quem orquestra essas inteligências, unindo a fluidez da conversa dos modelos globais com a personalização única do LCM, para entregar uma experiência adaptada a cada consumidor brasileiro que faz parte do ecossistema do iFood. A base tecnológica também foi desenhada para refletir o comprometimento do iFood com a segurança e a privacidade do usuário brasileiro.

"A ideia é que a IA seja uma aliada invisível no dia a dia, pronta para facilitar escolhas, economizar tempo, simplificar o consumo e torná-lo mais acessível. Esse é mais um passo no compromisso do iFood de liderar a inovação no país", conclui Piratininga.

Como participar dos testes

Aos consumidores que quiserem participar do teste, bastam duas iniciativas:

  • Ter um perfil no iFood
  • Mandar mensagem um 'Oi' para o whatsapp +55 11 91150-4025
Ler artigo completo