Instagram ouve suas conversas? Chefe da plataforma responde, mas nova regra da Meta é preocupante

há 1 semana 7

A Meta acaba de anunciar uma mudança significativa em sua política de privacidade: a partir de 16 de dezembro, a empresa utilizará as conversas que os usuários tiverem com a Meta AI para direcionar anúncios personalizados em suas plataformas. O mais preocupante é que não haverá opção para recusar esse tipo de coleta de dados, tornando-se uma prática compulsória para quem utiliza o assistente de inteligência artificial da empresa.

A mudança ocorre globalmente, com exceção apenas da Coreia do Sul, Reino Unido e União Europeia, regiões onde legislações específicas impedem esse tipo de uso de dados. Segundo a empresa, os usuários serão notificados sobre essa atualização nos próximos dias, mas sem oferecer qualquer mecanismo de opt-out.

A Meta promete que conversas sobre tópicos considerados sensíveis não serão utilizadas para fins publicitários. Isso inclui diálogos que envolvam religião, orientação sexual, saúde, política e outros assuntos de caráter pessoal. No entanto, qualquer outro tipo de interação com a Meta AI poderá ser processada para melhorar a segmentação de anúncios.

Retrato profissional de Adam Mosseri com camiseta preta e óculos transparentesAdam Mosseri, CEO do Instagram, negando os rumores de que o aplicativo ouve conversas dos usuários.

Apesar dessa nova forma de coleta de dados, a empresa afirma que não planeja exibir anúncios diretamente nas conversas com a Meta AI, ao menos por enquanto. As informações serão usadas apenas para direcionar publicidade em outras partes das plataformas da empresa, como Instagram, Facebook e WhatsApp.

CEO do Instagram nega uso de microfones para ouvir conversas

Coincidentemente, no mesmo dia em que a Meta anunciou essa mudança em sua política de privacidade, Adam Mosseri, CEO do Instagram, publicou um vídeo negando os persistentes rumores de que a plataforma utiliza os microfones dos smartphones para espionar conversas e direcionar anúncios.


Mosseri apresentou diversos argumentos técnicos para refutar essa teoria. Segundo ele, se o Instagram estivesse constantemente captando áudio através do microfone, isso resultaria em um consumo excessivo de bateria dos dispositivos, algo facilmente perceptível pelos usuários.

Além disso, tanto Android quanto iOS implementaram indicadores visuais que mostram quando o microfone ou a câmera estão ativos. Se o Instagram realmente estivesse ouvindo conversas, esse indicador apareceria constantemente na tela.

O executivo explicou que a sensação de que o aplicativo “ouve” as conversas pode ser explicada por outros fatores. Por exemplo, quando pesquisamos um produto online, os sites compartilham esses dados com plataformas publicitárias. Outra explicação é que amigos ou pessoas com perfis semelhantes ao seu podem estar procurando os mesmos produtos, fazendo com que os algoritmos identifiquem esses temas como relevantes para você.

A Meta AI, enquanto isso, continuará a expandir sua presença nas plataformas da empresa, agora com a capacidade adicional de influenciar os anúncios que você vê com base em suas conversas com o assistente digital. Essa novidade reforça o debate sobre privacidade e consentimento no uso de tecnologias de inteligência artificial integradas a plataformas de redes sociais.

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