
-
LineageOS 23 é lançado oficialmente com base no Android 16; novidade é compatível com mais de 100 dispositivos;
-
Nova versão traz apps redesenhados e melhorias de desempenho com chips Qualcomm, por exemplo;
-
Atualização ainda não inclui o Material 3 Expressive devido à falta de liberação do código do Android 16 QPR1.
Uma das ROMs personalizadas mais conhecidas do universo Android acaba de ganhar uma nova versão: o LineageOS 23 foi lançado oficialmente e tem como base o Android 16. A novidade é compatível com mais de 100 celulares ou tablets de marcas como Motorola, Samsung e Xiaomi.
É importante deixar claro desde já que o LineageOS 23 é baseado na compilação inicial do Android 16, liberada em junho, e não no Android 16 QPR1, a versão mais recente, disponibilizada em setembro.
A razão disso é que o Google mudou a dinâmica de desenvolvimento do Android e, por conta disso, o código-fonte do Android 16 QPR1 ainda não foi liberado publicamente, o que impediu os desenvolvedores do LineageOS de trabalharem com essa versão.
Como consequência, o LineageOS 23 não conta com os elementos de design do Material 3 Expressive, que são uma das características mais chamativas do Android 16. Esses recursos deverão fazer parte da próxima atualização do projeto, o LineageOS 23.1.

O que LineageOS 23 traz de novo?
As novidades da nova versão envolvem principalmente os aplicativos que acompanham o sistema operacional. Eis alguns deles:
- Aperture: o app de câmera foi totalmente reescrito e, agora, traz suporte para os formatos JPEG Ultra HDR e RAW, bem como permite salvar fotos em JPEG e RAW simultaneamente;
- Twelve: o reprodutor de áudio agora tem um botão para reproduzir músicas aleatoriamente, teve a sua integração com o Jellyfin (servidor de mídia) expandida e ganhou suporte à reprodução de MIDI;
- Catapult: este é o novo launcher (inicializador) do projeto para Android TV; a ferramenta tem uma interface simples, que visa permitir que o usuário chegue rapidamente ao conteúdo desejado, sem ter que passar por anúncios ou recomendações.
Outras novidades da versão incluem suporte estendido a máquinas virtuais baseadas no QEMU e otimizações no nível do kernel para dispositivos que contam com determinados chips da Qualcomm. Como sempre, correções de bugs também fazem parte do pacote.

Como baixar o LineageOS 23
Como já informado, o LineageOS 23 é compatível com mais de 100 dispositivos. Entre eles estão:
- Google: Pixel 4a 5G, Pixel 5, Pixel 5a
- Motorola: Edge 20, Edge 30 Fusion, Edge 40 Pro, Moto G52, Moto G82
- Samsung: Galaxy A21s, Galaxy Note 10, Galaxy S10, Galaxy S20 FE, Galaxy Tab S7
- Xiaomi: Mi 9T, Redmi K20, Poco F5, Poco F5 Pro, Redmi 12C, Redmi Note 7 Pro, Redmi Note 8
Acesse a página de dispositivos do LineageOS para saber se o seu celular ou tablet é compatível com a nova versão. Ali, toque ou clique no botão “Filter” e, em “LineageOS versions”, selecione “23.0” para encontrar os modelos que já têm download liberado para o LineageOS 23. Saiba ainda como instalar o LineageOS em seu aparelho.
AndroidAndroid 16LineageOSMotorolaSamsungXiaomiGoogleGalaxy S20 FEGalaxy S10Galaxy NotePixel 5Qualcomm