MediaTek se aproxima de operadoras para avançar em 6G

há 1 mês 36
MediaTek busca proximidade com teles para avançar em 6G(crédito: Freepik)

A fabricante de chips MediaTek está se aproximando de operadoras de telecomunicações para desenvolver soluções para a indústria do 6G. O primeiro passo nesse sentido já foi dado nos Estados Unidos, onde a empresa já assinou um acordo de colaboração com uma tele local.

De acordo com Russ Mestechkin, vice-presidente adjunto de Vendas e Desenvolvimento de Negócios para Américas e Europa, ainda é cedo para realizar testes de 6G, mas, a partir de janeiro, a fabricante de chips planeja preparar o seu ecossistema de inovação para pôr algumas ideias em prática. A ideia é se antecipar antes da implementação da sexta geração.

"Vamos ser parte de uma pequena comunidade de membros que vai puxar essa tecnologia", destacou Mestechkin nesta segunda-feira, 8, em evento com jornalistas em São Paulo.

O executivo, de todo modo, frisou que a Inteligência Artificial (IA) será um requisito imprescindível para as redes 6G, por ter capacidade para trocar o meio de conexão sem causar prejuízos à experiência do usuário.

"A IA vai conduzir a rede, otimizar a conectividade. Não será mais sobre se está conectada a uma torre, Wi-Fi ou satélite. A IA vai escolher a melhor conexão para o usuário", ressaltou.

Inclusive, Mestechkin ainda salientou que, além de ser integrada às futuras redes móveis de sexta geração, a IA permitirá diversas atividades com os dispositivos habilitados para 6G, de um modo mais fluido do que o que ocorre com o 5G.

"Não é a mesma coisa do que temos hoje. Serão muitas IAs interagindo, independentemente de onde você estiver", pontuou.

Ler artigo completo