Autoridades policiais e agências de segurança cibernética, incluindo NCSC, AIVD, MIVD e NCTV, junto com várias empresas, firmaram um convênio para compartilhar informações sobre ameaças de forma estruturada por meio da plataforma Cyclotron. O acordo, assinado hoje, estabelece objetivos de cooperação, define responsabilidades e atividades conjuntas, incluindo análises colaborativas, e deve ser publicado no Diário Oficial no final de outubro.
Leia também
Polícia de SC prende hacker acusado de invasões
PostgreSQL 18 tem quase 3X de velocidade em certos cenários
O Cyclotron oferece três funções principais: eliminação rápida de informações sensíveis sobre incidentes cibernéticos, análise e fortalecimento da resiliência por meio de investigações conjuntas, e distribuição de informações e recomendações às organizações interessadas.
Segundo o NCSC, a colaboração permite que informações relevantes sejam rapidamente coletadas e encaminhadas para os canais corretos, possibilitando respostas ágeis a ataques cibernéticos iminentes de criminosos e outros agentes. O convênio já conta com 28 signatários, mas novas organizações podem se registrar para participar da iniciativa.