Snapdragon 8 Elite Gen 5 é o novo chip da Qualcomm para smartphones premium

há 4 dias 7
Imagem promocional mostra um chip eletrônico em destaque, com design metálico e fundo em tons de vermelho. No centro, aparece um quadrado vermelho com os textos “Snapdragon”, “8 Elite” e “Gen 5”, além do logotipo dourado em forma de chama da Qualcomm.Snapdragon 8 fez sua estreia em 2021 e chega à quinta geração (imagem: divulgação)
Resumo
  • O Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm é fabricado com litografia de 3 nm, possui CPU Oryon de terceira geração com núcleos de até 4,6 GHz e promete 20% mais desempenho e 35% mais eficiência.
  • A GPU Adreno de nova geração oferece 23% mais desempenho e consome 20% menos energia. A NPU Hexagon está 37% mais rápida, com suporte a inteligência artificial.
  • Marcas como Honor, OnePlus, Oppo, Poco, Realme, Redmi, ROG, Samsung, Sony, Jovi e Xiaomi adotarão o chip. O Realme GT 8 Pro deve ser lançado no Brasil ainda este ano.

A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (24/09) o Snapdragon 8 Elite Gen 5, chip que deve estar em alguns dos smartphones mais caros dos próximos meses. Feito usando um processo de 3 nm, ele conta com uma CPU que pode chegar a 4,6 GHz.

O anúncio foi feito no Snapdragon Summit 2025, evento realizado anualmente pela Qualcomm. A concorrência se antecipou: a MediaTek lançou na segunda-feira (22/09) o Dimensity 9500, seu novo chip para celulares de topo de linha.

O nome “Elite Gen 5” pode parecer estranho, mas tem explicação: a Qualcomm juntou duas nomenclaturas em uma só. Os primeiros modelos Snapdragon 8 foram o Gen 1 (2021), Gen 2 (2022) e Gen 3 (2023). Em 2024, ela abandonou o padrão e lançou o Elite no lugar do Gen 4. Agora, a numeração está de volta, mas o Elite continua.

Quais são os destaques do Snapdragon 8 Elite Gen 5?

Imagem mostra um painel com as especificações do Snapdragon 8 Elite Gen 5. O chip é produzido em litografia de 3 nm e tem CPU Oryon de terceira geração com até 4,6 GHz, prometendo 20% mais desempenho em núcleo único, 17% em múltiplos núcleos e 32% mais responsividade, sendo descrito como a CPU móvel mais rápida do mundo. A GPU Adreno atinge 1,2 GHz, com 23% mais performance, 25% de ganho em ray tracing, 18 MB de memória dedicada e até 38% mais velocidade. A NPU Hexagon é 37% mais potente, com suporte a contextos de até 32 mil tokens e novas precisões (INT2, FP8). Há ainda economia de energia de até 35% na CPU e 20% na GPU. Em conectividade, o modem 5G atinge 12,5 Gbps e reduz em 50% a latência em jogos via Wi-Fi otimizado por IA. Na parte multimídia, traz o codec de vídeo APV, Dragon Fusion, redução de reflexos, áudio espacial, supressão de ruído de vento, visão noturna 3.0 e ISP de 20 bits com alcance dinâmico quatro vezes maior.CPU mais rápida e NPU capaz de rodar agentes de IA são destaques do chip (imagem: divulgação)

O Snapdragon 8 Elite Gen 5 é fabricado usando um processo de litografia de 3 nm da TSMC — quanto menor esse número, maior o número de transistores e maior a eficiência energética.

O Gen 5 tem uma CPU Oryon de terceira geração, que mantém o esquema do ano anterior, com dois núcleos prime (agora capazes de chegar a 4,6 GHz) e seis núcleos de performance (até 3,62 GHz). A Qualcomm promete performance 20% maior e eficiência 35% melhor.

Também há novidades nos outros componentes. A GPU Adreno de nova geração entrega 23% mais desempenho e consome 20% menos energia, chegando a 1,2 GHz, de acordo com a empresa. O cache chegou a 18 MB, o que pode reduzir a latência durante games.

A NPU Hexagon está 37% mais rápida, com desempenho por watt 16% maior. Segundo a Qualcomm, o objetivo é capacitar os aparelhos a rodar agentes de inteligência artificial.

O Snapdragon 8 Elite Gen 5 vem ainda com suporte ao codec Advanced Profissional Video (APV), processamento de vídeo Dragon Fusion, supressão de ruído de vento, zoom de áudio e HDR de áudio.

Quando o Snapdragon 8 Elite Gen 5 chega?

A Qualcomm lista algumas marcas como as primeiras a adotar seu novo chip. Entre as mais conhecidas do público brasileiro, estão Honor, OnePlus, Oppo, Poco, Realme, Redmi, ROG, Samsung, Sony, Jovi (conhecida como Vivo no exterior) e Xiaomi.

A Realme anunciou o lançamento do GT 8 Pro pouco depois do comunicado da Qualcomm. Segundo a fabricante, o aparelho deve chegar ao Brasil ainda este ano, mas ainda não há informações sobre preços ou datas.

Com informações da Qualcomm e do 9to5Google

Ler artigo completo

users online free counter