Desde a última segunda-feira (15), os usuários do plano gratuito do Spotify podem pesquisar a reproduzir qualquer faixa na plataforma, além de ouvir as canções compartilhadas por amigos instantaneamente. Antes, o recurso era disponível somente aos planos premium, fazendo com que, na versão não paga, só funcionasse a ordem aleatória.
Segundo o streaming, a liberação tem o objetivo de tornar a experiência mais simples e personalizada. Para isso, também é necessário manter o aplicativo sempre atualizado.
"Quer você já tenha experimentado o Spotify, ou seja, um usuário de streaming de longa data com nossa experiência gratuita, há muito o que aproveitar nessas melhorias. Agora, você tem mais controle sobre como ouve", diz trecho do comunicado.
Outra novidade é que os usuários do plano gratuito também terão acesso às letras de músicas, exibidas em tempo real durante a reprodução. Além disso, será possível montar playlits, ter recomendações personalizadas com base no que se escuta por meio de playlists como Discover Weekly, e descobrir faixas que combinam com um momento específico com o Daylist.
Imagens, cores, efeitos de texto e elementos gráficos para personalizar as capas das playlists também estão disponíveis.