V.tal vai implantar 4G e 5G na Linha 4-Amarela de São Paulo

há 1 semana 13
V.talTrem da Linha 4-Amarela, do metrô de São Paulo (crédito: Motiva)

A V.tal anunciou nesta quarta-feira, 10, um projeto para instalação de infraestrutura 4G e 5G em todas as estações e túneis da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo. A implantação dos equipamentos começa em julho e deve terminar no segundo semestre de 2027.

Segundo a operadora de rede neutra, a infraestrutura de telefonia móvel deve estar disponível ainda este ano em cinco estações: Vila Sônia – Profª Elisabeth Tenreiro, São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros e Faria Lima-Pagbank.

Na prática, a operadora planeja instalar 223 antenas espalhadas pelas 11 estações que compõem a linha e 40 unidades remotas de transmissão.

Projeto da V.tal

Atualmente, a Linha 4-Amarela, operada pela concessionária Motiva, já conta com equipamentos de conectividade. Contudo, o sistema atual enfrenta limitações em função da demanda por tráfego de dados.

Com isso, o projeto da V.tal consiste em instalar uma infraestrutura única, compartilhada e neutra, de modo que diferentes operadoras utilizem a mesma base tecnológica de forma integrada.

As estações rádio base (ERBs) serão conectadas por meio de 20 km de fibra óptica e mais 40 km de cabos híbridos, capazes de transmitir energia e dados de forma simultânea, informou a V.tal.

A iniciativa, além de reforçar a cobertura 4G, também promete viabilizar a conexão 5G pela primeira vez na linha.

"Estamos levando inovação para a Linha 4 ao instalar a infraestrutura neutra e escalável da V.tal. Vamos oferecer cobertura em todos os ambientes do metrô, além de maior velocidade no uso de dados durante as viagens", afirma Lucas Aliberti, CCO da V.tal, em nota.

"A melhoria da conectividade na Linha 4-Amarela atende a uma demanda recorrente dos nossos clientes e representa um avanço importante na experiência de viagem. Nosso objetivo é garantir que os passageiros possam permanecer conectados durante todo o trajeto", destacou Antonio Marcio Barros Silva, diretor-executivo da Linha 4-Amarela.

A V.tal, vale lembrar, está à frente de um projeto semelhante na Linha 6-Laranja. O ramal é operadora pela Linha Uni e deve entrar em operação no segundo semestre deste ano.