Vivo fica fora do ar para clientes de fibra e telefonia móvel

há 1 mês 12
Celular com logo da VivoPane afeta o Vivo Fibra (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O serviço de internet Vivo está fora do ar para parte dos consumidores no estado de São Paulo, segundo relatos nas redes sociais, entre outras regiões do país. A conexão passa por uma espécie de intermitência, de modo que os clientes encontram dificuldades para trabalhar ou realizar outras atividades online.

Inicialmente, tínhamos a notícia de que o problema seria apenas no serviço de fibra ótica, chamado de Vivo Fibra, mas clientes da telefonia móvel (ou seja, 4G, 5G etc) também são impactados.

As queixas dispararam na ferramenta DownDetector, que ajuda a monitorar serviços online, com mais de 7 mil reclamações num intervalo de poucos minutos. Os consumidores também fora ao X e Threads para reclamar.

Reclamações sobre o Vivo Fibra disparam no DownDetector (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Existe a suspeita de pane no DNS da Vivo. Assim sendo, os leitores com maior conhecimento técnico podem tentar mudar para o DNS de alguma outra empresa, como o 1.1.1.1 da Cloudflare ou o 8.8.8.8 do Google.

A Vivo é a maior empresa de banda larga fixa do Estado de São Paulo, com 30,1% dos acessos. Quase 5 milhões de pessoas ou empresas utilizam a conexão dela para acessar a internet, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referentes a 1º de agosto.

Cliente reclama de que “deu a louca” na Vivo (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

🔎 Atualização às 20h

A Vivo nos enviou o seguinte comunicado às 18h39:

“A Vivo informa que alguns clientes podem ter tido dificuldades para utilizar a internet fixa e móvel em um curto período da tarde dessa quarta-feira, dia 6. Imediatamente, equipes atuaram para identificar e resolver a intermitência sistêmica pontual e os serviços foram normalizados.”

Ler artigo completo

users online free counter