Vivo libera novo sistema anti-spam grátis para todos; veja como ativar

há 3 meses 11
Mão segurando smartphone, exibindo tela do Vivo Anti SpamVivo AntiSpam no celular (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Resumo
  • A Vivo liberou o Vivo AntiSpam para todos os clientes, permitindo bloqueio de chamadas indesejadas via rede sem custo.
  • O sistema usa dados internos da operadora para identificar números de spam e bloqueá-los antes do telefone tocar, sem depender de internet.
  • A ativação ocorre pelo aplicativo oficial ou por SMS, com prazo de até 48 horas para o processamento do pedido.

O sistema contra chamadas indesejadas da Vivo ficou disponível para todos os clientes da operadora, que podem ativá-lo de graça a partir do aplicativo oficial. A ferramenta Vivo AntiSpam estava em testes desde dezembro de 2024. Agora, torna-se um produto oficial.

A novidade está à disposição de clientes de pré-pago, pós-pago e controle. Na prática, todos os 102,4 milhões de acessos da Vivo no país podem se beneficiar.

Nós tentamos contato, mas a Vivo não nos informou um balanço dos primeiros usos da ferramenta. Não se sabe, por exemplo, o percentual de chamadas bloqueadas depois que o cliente ativa o sistema anti-spam.

O que é o Vivo AntiSpam?

O Tecnoblog apurou que a ferramenta contra ligações indesejadas da Vivo, batizada de Vivo AntiSpam, leva em consideração os dados em tempo real das chamadas na rede da própria Vivo. A operadora faz uma leitura de quais números estão chamando os clientes na rede dela, com que frequência e por quanto tempo.

A partir disso, a Vivo determina quais números são spam e devem ser bloqueados. A interrupção do contato se dá na própria rede. Em outras palavras, a ligação nem sequer chega à ponta do assinante. O telefone não toca.

O Vivo AntiSpam não depende de internet para funcionar. Ele se diferencia, portanto, de aplicativos como o TrueCaller ou a ferramenta nativa contra ligações indesejadas dos aparelhos da Samsung, que se valem de bases de dados na web para determinar quem está ligando e se aquela chamada deve ser sinalizada como spam.

 "Nome / Razão Social", "CPF", "Número da linha", campo de texto maior para "Justificativa (Opcional)" e "E-mail". Botão roxo com texto branco "Enviar" está abaixo dos campos. Fundo branco e layout simples.Formulário no site permite contestar bloqueio na rede da Vivo (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Os usuários e empresas que forem alvo do bloqueio poderão recorrer da medida via formulário disponível no site da Vivo. A operadora coleta informações como número da linha impactada e justificativa.

Funciona de verdade?

O Tecnoblog participou dos testes com o Vivo AntiSpam e notou uma redução no número de chamadas inconvenientes. É importante ressaltar, porém, que o número também estava cadastrado no Não Me Perturbe, listagem da Anatel contra telemarketing abusivo, e serviços similares ofertados por órgãos de defesa do consumidor.

A Vivo explica que a ferramenta bloqueia números fixos e móveis, de qualquer região do Brasil e de qualquer operadora.

Como ativar o anti-spam da Vivo?

Os clientes da Vivo podem ativar o Vivo AntiSpam pelo aplicativo oficial da operadora. Basta entrar em Loja → Serviços Digitais e procurar pelo serviço.

Também podem mandar “ANTISPAM” para o número 5050. O processamento do pedido pode levar até 48 horas.

É mesmo de graça?

 "será gratuito para clientes pós Pago e Controle". A interface é de um editor de texto com barra superior mostrando opções como zoom, compartilhar e busca.Documento de FAQ cita clientes do pós-pago e controle (imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O regulamento do Vivo AntiSpam cita o benefício gratuito para clientes do pós-pago e controle. Como sabemos, a Vivo é muito confusa ao subir a documentação para seu site oficial. No entanto, o filme publicitário que divulga a ferramenta também cita os clientes do pré-pago.

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