Google Discover vai exibir posts de rede social e vídeos do YouTube

há 1 semana 16
Dois smartphones exibem a interface do aplicativo Google. O da esquerda, em modo escuro, destaca o botão "+ Follow on Google" sobre um feed de conteúdo. O da direita, em modo claro, mostra a barra de pesquisa e um feed com cartões de vídeo e ilustrações sobre esportes e paisagens.Feed do Google Discover vai exibir artigos, vídeos e notícias (imagem: divulgação/Google)
Resumo
  • O Google Discover vai permitir que usuários sigam criadores e veículos de imprensa, exibindo postagens de redes sociais e vídeos do YouTube no feed.
  • A função de “seguir” deve personalizar a experiência, ampliando a visibilidade de conteúdos de criadores e editores escolhidos.
  • Com a atualização, o Google posiciona o Discover como possível concorrente das redes sociais, oferecendo um feed mais diversificado e personalizado.

O Google Discover, feed que exibe conteúdo no app do Google para Android e iOS, vai ganhar novidades. A gigante de buscas anunciou nessa quarta-feira (17/09) que a ferramenta terá uma função para seguir criadores e veículos de imprensa, além de exibir postagens de redes sociais, como o Instagram e o X/Twitter, e vídeos curtos do YouTube.

A atualização visa concentrar mais informações no mesmo local e deve oferecer maior controle para os usuários sobre o que consomem na web. Layla Amjadi, diretora sênior de gerenciamento de produtos para a Busca do Google, explicou em comunicado que o Discover “será um ponto de partida mais útil e personalizado para explorar a web”.

Como funcionam os novos recursos do Google Discover?

Imagem mostra um GIF animado rolando o novo feed do Google Discover, com vídeos curtos do YouTubeCom apenas um toque, Google entende o que é de alto interesse para o usuário (imagem: divulgação/Google)

A função de “seguir” permitirá que os usuários personalizem diretamente o feed. Ao encontrar conteúdo de um criador ou editor de interesse, o usuário poderá tocar no botão de seguir e sobre o nome do veículo para acessar um espaço dedicado que reúne as publicações daquela fonte, incluindo artigos, vídeos do YouTube e postagens de redes sociais.

Optar por seguir uma página aumenta a probabilidade de seu conteúdo aparecer no feed principal do Discover (para o recurso funcionar, é preciso estar conectado a uma conta do Google). Segundo a executiva do Google, o “foco é ajudar editores e criadores a se conectarem com seus públicos”.

A funcionalidade de seguir criadores já está disponível, enquanto a integração dos novos tipos de conteúdo será implementada gradualmente “nas próximas semanas”. O Google confirmou que, além de X, Instagram e YouTube Shorts, mais plataformas serão adicionadas futuramente.

Google Discover x Redes sociais

Com essa expansão, o Discover pode se tornar um concorrente dos feeds de plataformas de redes sociais. Segundo a big tech, as mudanças foram baseadas em pesquisas com usuários, que indicaram o desejo por uma experiência de conteúdo mais diversificada.

“Em nossa pesquisa, as pessoas nos disseram que gostariam de ver uma mistura de conteúdo no Discover, incluindo vídeos e postagens em redes sociais, além de artigos”, afirmou o Google.

Ilustração em 3D mostra o logo branco e arredondado do Google em formato de "G" no centro de uma esteira transportadora. À esquerda, jornais enrolados com a manchete "Daily Times" e "EXTRA! EXTRA!" entram na esteira. À direita, sai uma janela de navegador com uma matéria do Google "Discovery". No canto inferior direito, o logo do "tecnoblog".Objetivo é criar uma experiência que conecta ainda mais os usuários com seus interesses (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A mudança deve tornar o feed mais dinâmico e personalizado para o público, enquanto criadores e veículos ganham um novo canal de distribuição. O Google enfatizou ainda que as alterações tendem a tornar o ato de descobrir e acompanhar tópicos de interesse uma experiência mais fluida.

Esta atualização se soma a outras modificações no Google Discover. Recentemente, a empresa introduziu resumos de notícias gerados por inteligência artificial e até uma ferramenta que cria automaticamente um podcast com base no conteúdo do feed.

Com informações do Google

Ler artigo completo

users online free counter