TIM amplia acordo com Oracle e busca escalar adoção de IA

há 1 mês 27
Tim BrasilImagem: Danilo Paulo/Teletime

A TIM Brasil fechou um novo contrato de cinco anos com a empresa de tecnologia Oracle. De acordo com a operadora, o objetivo é acelerar a adoção de inteligência artificial (IA) por meio da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

O acordo amplia a colaboração entre as duas companhias que começou em 2021, quando a TIM iniciou a migração dos seus data centers para a OCI.

Segundo a operadora, a expansão inclui o desenvolvimento de agentes de IA voltados para processos de atendimento, como o Agente de Contas. A ferramenta deve comparar faturas, identificar "variações" e busca agilizar a resolução de consultas.

Durante o piloto, a empresa registrou redução de 18% no tempo de atendimento nesse tipo de chamado.

A CIO da TIM, Auana Mattar, afirmou que a operadora pretende "alavancar ainda mais a infraestrutura de cloud para o uso de aplicações que se beneficiam de inteligência artificial". 

"Um agente personalizado que entende cada detalhe de cada conta de cada cliente, explica qualquer variação e tira dúvidas com uma experiência 100% personalizada e digital, com zero atrito, sem necessidade de ligação para um atendimento humano, oferece a conveniência e personalização que buscamos nas interações com nossos clientes", disse Mattar.

Parceria

Entre 2021 e 2023, a TIM concluiu a migração de 100% de seus data centers para a nuvem e mantém uma arquitetura multicloud com a Oracle como parceiro central.

A companhia diz ter mais de 100 casos de uso de IA mapeados, com 24 pilotos em andamento, sete projetos em produção e seis previstos até o fim do ano, incluindo ferramentas de atendimento automatizado e análises preditivas de rede.

Ler artigo completo