[Leia a versão completa da matéria no Telaviva] A TV superou o celular como principal dispositivo para assistir ao YouTube no País dentro de casa, de acordo com a Kantar IBOPE Media.
"Isso evidencia o momento de transformação pelo qual estamos passando. Essa já era uma realidade nos Estados Unidos e, agora, é aqui no Brasil também", diss Patricia Muratori, diretora do YouTube na América Latina, durante o evento Brandcast Preview, realizado na última terça-feira, 7.
O relatório Kantar Cross Platform View revela que a participação de audiência do YouTube em CTV para maiores de 18 anos saltou de 41% para 53% em dois anos (no comparativo entre o período de janeiro a março de 2022 x janeiro a março de 2025) e, segundo Patricia, o Brasil é um dos maiores consumidores de YouTube na CTV do mundo.
"Essa é uma informação muito importante para o nosso mercado. Estamos nesse epicentro da cultura e no meio da transformação junto de parceiros, criadores e marcas, também entendendo como produzir e criar para esses novos modelos de consumo".
Outro dado relevante é que 80 milhões de brasileiros assistiram ao YouTube em suas TVs conectadas em 2025, segundo informações de consumo internas do mês de abril deste ano.
"É um número bastante representativo para entendermos qual é a dimensão de público que estamos falando", observou a diretora, que mencionou ainda que, de acordo com dados do Google/Kantar, oriundos da pesquisa WhyVideo, 83% dos espectadores no Brasil sentem uma forte conexão com os criadores no YouTube, mais do que em outras plataformas (com 70%).
Além disso, 88% buscam no YouTube conteúdos, conversas ou informações sobre o que são fãs e 89% dos brasileiros da Geração Z confiram no conteúdo dos criadores do YouTube.