O mercado brasileiro de telecomunicações vive um cenário de competitividade, margens pressionadas e a necessidade de ampliar portfólio sem comprometer a saúde f inanceira da operação de quem atua no setor. Para os provedores regionais de internet (ISPs), muitos deles com milhares de clientes, a equação entre crescimento, eficiência e continuidade do negócio tem se tornado cada vez mais complexa.
Uma pesquisa da Anatel mostrou que 56,4% da banda larga fixa no Brasil em 2025 é fornecida por pequenas operadoras. Ainda que tenham conquistado uma fatia considerável do mercado, o valor investido pelo usuário caiu. Dados da mesma pesquisa revelaram que a receita média por usuário (ARPU) caiu de R$ 100,73 para R$ 95,17 no 1º trimestre. Ou seja, presença não é suficiente, é preciso mostrar evolução.
Neste cenário, a Algar, empresa de soluções de TI e telecom do Grupo Algar, adotou um modelo de negócio ainda não visto no segmento, voltado para provedores com mais de 7 mil clientes em todo o Brasil que buscam alternativas para acelerar seu crescimento.
Diferente de aquisições ou acordos comerciais, essa parceria estratégica tem como objetivo apoiar o provedor na solução de desafios comuns ao setor como: problemas de gestão de faturamento, de marketing, segurança, atendimento 24/7, gestão de rede e backbone e a necessidade de ampliar o portfólio de serviços, entre outros.
Estas funções são assumidas pela estrutura da Algar, enquanto o parceiro local se concentra na expansão da rede, vendas e atendimento ao cliente.
"O empreendedor regional construiu um negócio de imenso valor para sua comunidade. Nosso modelo propõe uma aliança para potencializar esse legado. Assumimos a complexidade operacional para que ele possa se dedicar à estratégia de crescimento local e ao relacionamento com o cliente, que são seus grandes diferenciais", explica Ana Flávia Martins, diretora executiva de franquias da Algar.
Estrutura de ponta a ponta
O modelo de parceria propõe uma relação "de dono para dono" através da gestão compartilhada entre as partes. A Algar assume a complexidade do backoffice e garante o acesso à tecnologia aportada na companhia e à infraestrutura de backbone, data centers e monitoramento de rede 24/7, com mitigação de ataques e gestão de ativos.
Outra vantagem para o parceiro é a eficiência operacional com a gestão completa de processos como faturamento e cobrança, CRM, aliada ao portfólio completo de produtos e o poder de negociação com fornecedores em grande escala.
O provedor de internet fica responsável pela gestão da presença local, a construção de redes, as equipes de instalação, as vendas e o suporte de campo, com a força de uma marca com atuação nacional.
Resultados em expansão
A rede de parceiros da Algar já reúne 34 franqueados em mais de 100 cidades brasileiras, incluindo regiões estratégicas como Brasília (DF), Goiânia (GO) e São Paulo (SP).
Casos recentes demonstram a eficácia do modelo, como Lucas Lemes, de Luz (MG). "Depois que me tornei parceiro da Algar, tivemos um crescimento substancial. Passamos de 4,5 mil para 9 mil clientes e conseguimos alavancar o ganho da equipe de vendas", afirma o franqueado.
Para Josué Balarin, de Cosmópolis (SP), a transição também foi positiva. Segundo ele, "os clientes não sofreram com a mudança e, logo nos primeiros meses, conseguimos um crescimento de 10% em cima do que foi projetado para o período".
Alternativa ao setor
Segundo a Algar, o diferencial do seu modelo de negócios está em oferecer uma alternativa para provedores que desejam crescer sem abrir mão de sua identidade. Além do aporte financeiro da Algar pela base de clientes do provedor, a proposta busca garantir perenidade em um setor onde as mudanças são rápidas e constantes. Para mais informações, acesse www.algarfranquias.com.br.