Diante do desafio do lixo eletrônico no Brasil (o 5º maior produtor mundial), a Alloha Fibra transformou a logística reversa em um pilar de sua estratégia de sustentabilidade baseada na economia circular.
No primeiro semestre de 2025, a empresa recolheu 197.916 equipamentos (modems, roteadores e fontes), um aumento de 72% em relação ao ano anterior. Com uma taxa de reparabilidade de 95%, foram recondicionados 167.070 aparelhos, estendendo sua vida útil.
A Alloha alcançou os números a partir de um programa focado na recuperação de equipamentos de clientes, facilitando a devolução por meio de lojas físicas, coleta em domicílio e envio gratuito via Correios.
A empresa ainda investiu em automação via WhatsApp e integração de sistemas (BPM e CRM) para elevar a taxa de devolução de 25% para cerca de 70%.
Graças à recuperação, 42% da demanda mensal por novos equipamentos é agora suprida por materiais recondicionados, otimizando custos e reduzindo a dependência de novas aquisições.
Além da logística reversa, a Alloha Fibra também trabalha na gestão de outros resíduos (reciclando 81,95 toneladas em 2024) e conquistou o selo prata do GHG Protocol por sua transparência na publicação de inventários de carbono.