A provedora norte-americana de infraestrutura de rede CommScope anunciou ter alcançado velocidades recordes de downstream durante um evento de interoperabilidade de tecnologias Docsis 4.0 e DAA da CableLabs em Louisville, no Colorado (Estados Unidos).
O objetivo do evento foi demonstrar aos fornecedores o desempenho dos equipamentos com especificações Docsis 4.0 da CableLabs. A velocidade atingida foi de 16,25 Gbps para downstream, com dois modems DOCSIS 4.0 com balanceamento de carga, de diferentes fabricantes e com diversos chipsets.
Segundo a empresa, isso é um feito importante porque sugere que a tecnologia de Internet a cabo (que chega pela mesma infraestrutura que a TV a cabo) pode competir com a fibra óptica até a casa do cliente (FTTH) em termos de velocidade.
Para as operadoras, em teoria, a vantagem seria não precisar trocar toda a infraestrutura já existente de cabos, o que reduziria custos. Em outro teste, a provedora disse ter atingido mais de 9,4 Gbps em um único modem Docsis 4.0.
Testes
De acordo com a provedora, a equipe utilizou uma configuração de planta RF com faixa de downstream de 258 a 1794 MHz e upstream de 10 a 204 MHz. Junto com isso, teve a plataforma virtual CCAP vCCAP Evo.
"Esses recordes de velocidade demonstram a flexibilidade e a versatilidade excepcionais da nossa plataforma vCCAP Evo, bem como da nossa robusta linha de soluções DOCSIS 4.0", disse o vice-presidente sênior e presidente da divisão de soluções de redes de acesso da CommScope, Guy Sucharczuk.
Em nota, a empresa afirmou que os avanços obtidos nas velocidades de downstream em Docsis 4.0 também são importantes porque a equipe da CommScope "obteve resultados consistentes" usando dispositivos CPE com múltiplos chipsets de diferentes fornecedores.