O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta quinta-feira, 18, quatro novos integrantes para o Conselho Consultivo da Anatel. O órgão é responsável pela participação da sociedade nas atividades e decisões da agência e agora fica com suas 12 cadeiras ocupadas.
Os novos membros do conselho representam Poder Executivo, Senado Federal, empresas de telecomunicações e entidades da sociedade civil. Os mandatos do quarteto vão até fevereiro de 2028. Confira os nomes:
- Fernando Soares como representante das entidades de classe das prestadoras de telecomunicações. Soares é diretor de Regulação e Inovação na Conexis Brasil Digital, entidade que representa as principais teles do País.
- Humberto Ribeiro como representante das entidades representativas da sociedade. Ele é fundador e diretor Jurídico da Sleeping Giants Brasil, além de coordenador jurídico da Aliança Nacional LGBTI+.
- Laura Porto como representante indicada pelo Senado Federal. Porto é advogada, professora e consultora jurídica especializada em Direito Digital.
- Tiago Linhares Dias como representante do Poder Executivo. Ele é consultor jurídico adjunto no Ministério das Comunicações (MCom).
O Conselho Consultivo da Anatel é integrado por 12 membros, designados por decreto do presidente da República mediante indicação de dois representantes de cada uma das seguintes entidades/órgãos: Senado, Câmara dos Deputados, Poder Executivo, entidades de classe das prestadoras, entidades representativas dos usuários e entidades representativas da sociedade. Confira aqui demais integrantes.
Em reunião nesta semana, membros do Conselho Consultivo defenderam um maior papel do órgão nos processos decisórios da Anatel.
Conselho Consultivo da Anatel cobra maior participação social na agência