Entidades que representam empresas de instalação de infraestrutura, call center e telemarketing manifestaram apoio à candidatura de Carlos Baigorri, presidente da Anatel, para o cargo de secretário-geral adjunto da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
A carta de apoio é assinada por Instituto Geoc (Gestão de Excelência Operacional em Cobrança), Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Telesserviços e Customer Care), Secobesp (Sindicato das Empresas de Cobrança e Recuperação de Crédito do Estado de São Paulo), ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) e Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e Informática).
As entidades destacaram que a gestão de Baigorri à frente da Anatel tem sido marcada pela busca de processos regulatórios transparentes, estímulo à inovação e promoção da conectividade significativa.
"Esses princípios dialogam diretamente com os desafios enfrentados por setores que, como o de crédito e cobrança, dependem cada vez mais de infraestrutura digital robusta, interoperabilidade de dados e segurança informacional", afirmam as organizações.
Na manifestação conjunta, as signatárias também dizem que a eleição de um brasileiro para uma posição de liderança na UIT fortalece a presença do País em debates sobre telecomunicações, regulação digital, inclusão tecnológica e cooperação multilateral.
Inclusive, pedem aos estados-membros da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel) e às delegações que participam do processo eleitoral que considerem o nome do presidente da Anatel ao cargo na UIT.
"Apoiar esta candidatura é reconhecer uma trajetória marcada por competência técnica, liderança institucional e compromisso com a modernização regulatória", pontuam.
Posicionamento semelhante já foi apresentado por associações de telecomunicações, provedores, radiodifusão e Internet.