Evolução do 5G passa por consolidações e mercados verticais, diz Huawei

há 1 semana 15

Um dos principais desafios dos grandes fornecedores de tecnologias de conectividade hoje é convencer os operadores de telecomunicações a manterem o ritmo de substituição das tecnologias de banda larga móvel e seguir a evolução natural do 5G para o 5G Advanced e depois para o 6G.

O caminho parece óbvio, mas nada disso acontece se os operadores de telecomunicações não estão dispostos a novos investimentos. E esse tem sido um problema hoje: o 5G não está trazendo novas receitas que justifiquem a pressa na evolução tecnológica hoje.

Mas para o presidente da Huawei para a América Latina, Daniel Zhou, essa preocupação não é hoje o principal desafio na região. Ele lembra que no Brasil e Chile os primeiros testes com 5.5 G da Huawei já estão acontecendo, e o caminho deve ficar mais tranquilo daqui para frente, porque o mercado tem se tornado mais saudável com as consolidações.

Para ele, o mercado está se tornando mais equilibrado e racional, o que deve facilitar investimentos. "Nos últimos 12 a 18 meses, no mercado de telecomunicações em América Latina, nós vimos uma grande mudança. A primeira mudança é que, em muitos mercados, nós vemos que há uma consolidação acontecendo".

Zhou diz esperar que "muitos dos maiores operadores em diferentes países estejam tendo um melhor ambiente" para novos negócios.

Outra variável que se coloca, conforme Daniel Zhou, é que é preciso avançar com tecnologia, mas com um link entre a telecomunicação e as indústrias verticais. Estaria nesse ponto a grande oportunidade para trazer novas receitas.

"Dez anos atrás, quando nós estávamos estabelecendo o padrão 5G, o principal propósito de 5G, ou 5.5G, já era a conexão para além das pessoas, mas o foco acabou sendo na troca individual do 4G para o 5G".

Ele vê os mercados verticais como a melhor alternativa para o 5G ganhar a rentabilidade que nunca teve. "É a promessa do 5G, mas que agora se concretiza não no usuário final, mas sim nas coisas", diz. (O jornalista viajou ao Huawei Connect a convite da Huawei)

Ler artigo completo

users online free counter