Globo quer testar ondas milimétricas

há 1 semana 10
Foto: Pixabay

[Do Mobile Time] A Globo quer testar o uso de ondas milimétricas para a transmissão de imagens de jogos de futebol, informou Mauricio Felix, diretor executivo de tecnologia da emissora, em conversa com Mobile Time durante a Futurecom, nesta quarta-feira, 1, após sua participação em um painel sobre redes privativas.

Há conversas em andamento com operadoras para a realização de testes, uma vez que se trata de espectro licenciado, informou o executivo.

Antes das ondas milimétricas, faixa de 3,7 GHz no Maracanã

Enquanto os testes com ondas milimétricas com as teles não começam, a Globo montou uma rede privativa 5G com quatro antenas no Maracanã e vai realizar em outubro pela primeira vez uma transmissão de futebol usando essa tecnologia. Ainda não foi definida qual será a partida.

As câmeras espalhadas pelo estádio vão transmitir as imagens na faixa de 3,7 GHz, com alta velocidade e baixa latência. Como a estrutura de antenas é fixa, a emissora não precisa montar e desmontar equipamentos a cada partida, o que agiliza e barateia a operação.

No Maracanã a Globo instalou antenas que havia utilizado no Sambódromo para a transmissão do Carnaval 2025. Para o ano que vem serão adquiridos novos equipamentos para fazer a transmissão do próximo carnaval.

Ler artigo completo